1.6.09

Caminhar com a Gente pela Grande Rota 1 ( de 5 a 7 de Junho) com os activistas da associação Terra Viva



5- 7 de JUNHO "CAMINHAR C'A GENTE" pela "GRANDE ROTA 1"


TRILHA DE MONTANHA c/ 2 NOITES (SAÍDA NOCTURNA na SEXTA)ATRAVÉS DA ANTIGA “GRANDE ROTA 1” dos anos 80

Beloi -Serra do Castiçal – Aguiar de Sousa – S.ra do Salto–Alvre – S.ta Comba–Banjas – S.ta Iria–Melres (ou RIO MAU)

COM MARCHA NOCTURNA, WORKSHOPS MOVEIS de RECONHECIM. de PLANTAS SILVESTRES MEDICINAIS E COMESTÍVEIS e TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA + 2 NOITES DE CAMPO em “abrigo de bivaque” (sexta p/sábado e sábado p/domingo), BANHO EM RIBEIRO NÃO POLUÍDO.

INSCRIÇÕES:

TERRA VIVA!AES–R.Caldeireiros,213 -PORTO(à CORDOARIA)

http://terraviva.weblog.com.pt/

Taxa particip. (inclui transportes, tendas/equipamento e parte de alimentação):-6 € associados -9 € não associados

+INFORMAÇÕES: 967694816 /223324001

ENCONTRO e SAÍDA: sexta, 5 Junho, 22:00 h. Pr.Liberdade –Porto (junto à estátua)CHEGADA AO PORTO: CERCA DAS 19.30 de DOMINGO, 7 Jun.

Organ.: TERRA VIVA!/Terra Vivente-Assoc.de Ecologia Social / REGRALL-Rede de Grupos de Ar Livre Locais (ECO ESCO/UTISMO LIVRE), Progr."CAMINHAR C'AGENTE"Apoio: IPJ-Instituto Português da Juventude/Programa PAJ

Nota:

Este trajecto foi criado c/ apoio de escolas, do antigo FAOJ e de várias outras entidades sensibilizadas para as questões ambientais, no início dos anos 80. Nessa altura, nem havia tantos eucaliptos, nem tantas aventesmas de betão, nem tanto património cultural destruído, nem a poluição infectava os rios como agora... Um dos locais, há cerca de 20 anos paradisíaco , onde iremos passar, a Senhora do Salto, era local de repouso e de belos banhos no rio Sousa, perto das ruínas dos seus moínhos... Agora, este local, para além dos imponentes rochedos, está cada vez mais invadido por "lata automóvel rolante" e nem pensar em tomar banho no Sousa! A poluição, arrastada de montante (esgótos urbanos, sobretudo) e retida no local por uma "mini-hídrica", construída no inicio dos anos 90, desencoraja ( e ainda bem!)os mais despreocupados com as questões de saúde e poluição... Felizmente, cerca de quilómetro e meio mais à frente temos a ribeira de Santa Comba, perto de Alvre, de águas límpidas e com peixinhos...É lá que pararemos no último "bivaque" antes de escender à Santa Iria -que desceremos depois já à vista do Douro...NÃO DEIXEM DE VIR! CONTACTEM!