1.6.09

Apresentação-debate em Aveiro do livro «Pensar como uma Montanha» de Aldo Leopold (na Biblioteca de Aveiro, a 4 de Junho às 21h.)


O Núcleo de Aveiro da Quercus e as Edições Sempre-em-Pé convidam aparticipar na apresentação-debate do livro PENSAR COMO UMA MONTANHA,de Aldo Leopold, o clássico da natureza mais debatido em todo o mundoe cuja edição portuguesa está finalmente disponível ao fim de mais de50 anos sobre a edição original. O livro tem uma introdução deViriato Soromenho-Marques, antigo presidente da Quercus e Professor Catedrático da Universidade de Lisboa.

O debate decorrerá na Biblioteca Municipal de Aveiro, na quinta-feira4 de Junho, às 21:00. A entrada é livre.

O livro será apresentado em diálogo entre Paulo Domingues, presidentedo Núcleo de Aveiro da Quercus, e José Carlos Costa Marques, editor eresponsável pela tradução.





PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGUÊS, UM DOS MAIS DEBATIDOS CLÁSSICOS DA ECOLOGIA E DA NATUREZA

Seis décadas passaram (1949-2008) sem que tivesse sido traduzida para português uma das obras mais importantes de sempre no domínio da ecologia e da natureza.

Com centenas de milhares de exemplares em várias línguas divulgados universalmente, A Sand County Almanac, de Aldo Leopold, é hoje um dos clássicos da natureza e da ecologia mais debatido em todo o mundo.


Edições Sempre-em-Pé
contacto@sempreempe.pt
www.sempreempe.pt


Comentários sobre o livro:

Podemos dizer com segurança que este livro será lido décadas a fio, e provavelmente durante séculos.
William Vogt


Aldo Leopold ergue-se hoje bem alto, tal um pinheiro gigante, visível dos mais remotos cantos da terra e pistas de cimento da civilização.
Wisconsin State Journal, 1965


O livro é uma revelação dos sentimentos íntimos de um homem que sente plenamente as maravilhas da natureza. Mais, ele celebra um sentido especialíssimo e muito raro da ética e da filosofia.
Fairfield Osborn


Que nos diz Leopold? Muito simplesmente (mas não de modo simplista), a necessidade de fazer uma revolução. E é essa a força primeira do Almanaque; há nestas páginas a experiência de um homem, toda a sua vida: durante esse meio século, Aldo Leopold viveu a passagem do mundo antigo à idade nuclear, experimentou todos os progressos e todos os fracassos da época moderna.
J. M. G. Le Clézio, prefácio à edição francesa


Aldo Leopold é um dos clássicos absolutos a que deu origem o pensamento ecologista. Este livro, em que encontraram alimento intelectual e espiritual várias gerações de ecologistas, deu origem à ética ecológica como disciplina filosófica de nítido perfil, e unifica com inimitável frescura as observações naturalistas de primeira mão e a reflexão de fundo sobre a relação entre o ser humano e a biosfera.
Da edição espanhola a cargo de Jorge Riechman





Sobre Aldo Leopold, autor do livro Pensar como uma Montanha


Aldo Leopold nasceu em 1887 em Burlington, no Iowa, Estados Unidos da América, sendo o mais velho de quatro filhos de Carl e Clara Leopold. Era neto de um imigrante alemão que se notabilizou como arquitecto paisagista, autor de vários parques em
Burlington.
Já em criança entusiasta do contacto com a natureza, no que foi estimulado pelo pai, Leopold inclinou-se desde cedo para os estudos florestais, tendo-se diplomado em 1909 na escola superior de ciências florestais de Yale. Nesse mesmo ano entrou para o Serviço Florestal dos Estados Unidos, criado apenas quatro anos antes.
Desde 1915, pelo menos, é notória a sua actividade de cidadania no domínio da conservação da natureza, ajudando a criar associações de protecção de espécies cinegéticas e editando o boletim Pine Code. Em 1928 abandona o Serviço Florestal e inicia actividade como consultor. Em 1933 passa a reger a cadeira de gestão de caça no departamento de economia agrícola da Universidade do Wisconsin. Torna-se, em 1935, um dos fundadores da Wilderness Society (Sociedade para a Natureza Selvagem).
Publica numerosos artigos e alguns livros, e concebe entretanto um projecto de livro que viria a tornar-se muito especial e por cuja publicação batalhou arduamente nos últimos anos de vida. Escreveu-o com base quer na sua profunda formação científica, quer na sua filosofia e actividade de conservacionista, quer ainda na experiência proporcionada pela herdade da família, adquirida em 1935 na região das areias de Baraboo, Wisconsin.
Os ensaios ecológicos reunidos nesse livro só viriam a ser publicados, com o título, hoje celebérrimo, A Sand County Almanac, já depois da sua morte, no outono de 1949. De facto, em 21 de Abril de 1948, Leopold sucumbira a um ataque cardíaco
quando ajudava a atacar um incêndio numa herdade vizinha à sua, junto ao rio Wisconsin.
Hoje a sua projecção é imensa. Na linha de John Muir, fundador do movimento conservacionista, Aldo Leopold é a figura inspiradora de um novo fôlego, inaugurando a fase moderna do movimento numa perspectiva claramente ecológica. Lendo-o e relendo-o, encontraremos sempre novos tesouros, nunca deslustrados.



Mais info:
http://www.aldoleopold.org/index.htm

http://www.eco-action.org/dt/thinking.html