12.5.09

Roteiro Ornitológico “Observar Aves no Concelho de Loulé”


Numa parceria com a Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, a Câmara Municipal de Loulé acaba de lançar o Roteiro Ornitológico "Observar Aves no Concelho de Loulé" que pretende ser um contributo para a divulgação dos valores ornitológicos deste Município.
Este guia, que terá também uma versão inglesa, apresenta 3 itinerários num diferente ecossistema do Concelho - as Zonas Húmidas do Litoral, o Barrocal e a Serra do Caldeirão - e a respectiva caracterização, bem como os valores naturais associados, os estatutos, conservação e outras informações relevantes.


Ao longo do roteiro, são dadas indicações sobre as localidades de interesse ornitológico, os acessos, a existência de percursos pedestres, etc.. Por outro lado, são também aqui descritas as aves emblemáticas do Concelho como a garça-pequena, o pato-de-bico-vermelho ou a águia de Bonelli. O guia disponibiliza ainda uma secção sobre cuidados e recomendações técnicas para a observação de aves, bem como contactos úteis. No final é apresentada uma tabela de fenologia da lista completa de todas as espécies de aves observadas até hoje no Litoral, Barrocal e Serra do Concelho de Loulé

A observação de aves ("Birdwatching") é uma actividade que tem registado um crescente interesse e para a qual se pretende dar resposta com este Roteiro.