12.5.09

Caminhada no Baixo Guadiana (Pomarão-Alcoutim) em 17 de Maio pela criação do Parque Natural do Baixo Guadiana


Descida do Baixo Guadiana (I)
Primeira etapa de uma caminhada com que se pretende dar a conhecer as paisagens, os valores culturais e naturais do Baixo/Bajo Guadiana Internacional, região ímpar que se encontra actualmente na mira dos especuladores imobiliários.
Associação Almargem: Alto de S. Domingos, 14 - 8100-756 Loulé - Portugal

Pontos de encontro: 8h30 (Loulé - Almargem); 9h30 (Alcoutim - Cais).
Nível: 4 de 10 (17 km).
Equipamento: botas de marcha; mochila pequena; almoço; água; bastão; fato-de-banho .
Pagamentos (incl. seguro, guia): 2 € (sócios e estudantes); 3 € (não sócios).
Inscrições: até 15 de Maio (Telef. 289412959 / 960295202. SMS: 937306942).

http://www.almargem.org/images/articles/98/Activ0809p.pdf




A ALMARGEM ( Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve) é uma Associação sem fins lucrativos, fundada na cidade de Loulé em Junho de 1988.

A ALMARGEM tem como objectivos principais:

• o estudo e divulgação dos valores mais significativos do património natural, histórico e cultural do Algarve;
• a defesa intransigente desses mesmos valores e a apresentação de propostas concretas para a sua recuperação e valorização;
• a promoção de actividades que visem um desenvolvimento local integrado e respeitador da natureza;



Pela criação do PARQUE NATURAL DO BAIXO/BAJO GUADIANA

A Almargem e outras associações de defesa do ambiente e conservação da natureza de Portugal e Espanha (ver lista abaixo) estão neste momento empenhadas em sensibilizar as entidades governamentais, os autarcas e a opinião pública de ambos os países com vista ao início do processo de criação do Parque Natural do Baixo/Bajo Guadiana Internacional.
Em fins de Agosto, uma proposta preliminar foi já entregue pessoalmente em Lisboa aos Secretários de Estado do Ambiente de Portugal e de Espanha, respectivamente, Humberto Rosa e António Serrano. Da parte dos responsáveis governamentais de ambos os países foi realçado o grande interesse desta proposta e a grande abertura actualmente existente no que respeita a projectos de desenvolvimento e conservação da natureza de carácter transfronteiriço, a qual em breve terá efeitos concretos no que respeita as respectivas legislações nacionais.
As organizações ecologistas das duas margens do Guadiana aproveitaram para realçar a pertinência da sua proposta tendo em conta a urgência em proteger a paisagem, os habitats, a fauna, a flora e os valores culturais de uma região que alberga uma das áreas fluviais e de estuário melhor conservadas da Península Ibérica, face ao avanço dos interesses urbanísticos especulativos e à completa ausência de uma gestão concertada de um território que é comum a dois países.
Entre as organizações ecologistas e os responsáveis governamentais de Portugal e de Espanha existiu consenso em torno da necessidade de discutir de forma aberta e aprofundada esta proposta com as autoridades locais e regionais, nomeadamente a Junta de Andaluzia e as autarquias ribeirinhas do Baixo Guadiana português e espanhol.
Por esse motivo, a prioridade das organizações ecologistas de ambos os lados da fronteira, é agora promover o diálogo com as autarquias locais, ao mesmo tempo que vão organizando e participando em eventos públicos onde a proposta possa ser divulgada de uma forma mais ampla.
Apelamos a todas as pessoas interessadas em dar o seu contributo a este projecto que contactem uma das organizações envolvidas de forma a poderem ajudar a promover um cada vez maior número de actividades.


Organizações que deram já o seu apoio à proposta de criação do Parque Natural do Baixo/Bajo Guadiana Internacional:
Portugal
Almargem
Altela - Fórum de Cidadania (Castro Marim)
AMA - Amigos da Mata e do Ambiente (Vila Real de Santo António)
CPADA - Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente
Espanha
Ecologistas en Acción
Fundación Pura Vida
Greenpeace
Proyecto Intersur
WWF-Adena