30.5.09

Novos caminhos de xisto são inaugurados este fim de semana na Lousã


Neste fim-de-semana venha descobrir as Aldeias do Xisto a pé.

No dia 30 de Maio são inaugurados dois Caminhos do Xisto na Serra da Lousã: A Rota dos Moinhos da Serra da Lousã (PR 1) e a Rota das Aldeias Serranas (PR 2).

O Caminho do Xisto PR 1, é um percurso pedestre com uma ligação privilegiada do centro da Lousã à zona do Castelo e N. S. da Piedade.

O Caminho do Xisto PR 2, é um percurso que evolui em grande parte nas encostas da Serra da Lousã e faz a ligação do Castelo da Lousã e Ermida de N. S. da Piedade com duas das mais emblemáticas Aldeias do Xisto desta serra, o Talasnal e o Casal Novo.


Amanhã, dia 31 de Maio, é a vez do passeio no “Caminho do Xisto de Benfeita” em Benfeita, concelho de Arganil. Este Caminho do Xisto atravessa atalhos agrícolas, que se desenvolvem ao longo de levadas, permitindo o contacto com fantásticas quedas de água.
Utilizando-se caminhos estreitos mas bem definidos, este é um trilho em permanente contacto com rara beleza natural.
Durante o percurso, ao longo da margem da ribeira toma-se contacto com pequenas mas fantásticas quedas de água, bem como com as transformações da paisagem, fruto da acção do Homem, concedendo à paisagem uma visão humanizada.
Este percurso é assim reinaugurado, tendo sido revistas, melhorando-se algumas partes do troço deste percurso.


www.aldeiasdoxisto.pt/download/PR_Inaug_CXLousa.pdf

www.aldeiasdoxisto.pt/download/PR_Inaug_CXBenfeita.pdf


Caminhos do Xisto:

http://www.aldeiasdoxisto.pt/percursos/63/5/69/1851/

http://www.aldeiasdoxisto.pt/index/5

Informação obtida via http://agricabaz.blogspot.com/