16.5.09

Dia Internacional de Histórias de Vida (International Day for Sharing Life Stories)

A importância de partilhar as nossas histórias de vida

DIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIAS DE VIDA - Em diversos países do mundo, este sábado, 16 de Maio, é um dia para contar, ouvir, divulgar e celebrar as histórias de vida.

O Dia Internacional de Histórias de Vida, é uma data para celebrar a importância e o prazer de contar, registrar, compartilhar, ouvir e divulgar histórias de vida.


Este ano de 2009 assinala-se o segundo Dia Internacional de Histórias de Vida. Este dia será uma oportunidade para celebrar e promover as histórias de vida, fortalecendo um movimento crítico pela democratização da cultura e pela transformação social. O Dia Internacional é organizado pela
Rede Internacional de Museus da Pessoa (Brasil, Canadá, E.U.A e Portugal) e pelo Centre of Digital Storytelling Network (EUA, Canadá, Dinamarca, República Tcheca, Irlanda e Portugal).

Para este ano foi escolhido o tema Migração e Refugiados. A Comissão de Direitos Humanos da ONU estima que existem 21 milhões de refugiados actualmente. De acordo com a Organização Mundial de Migração, há 200 milhões de imigrantes internacionais no mundo. A migração é uma das questões fundamentais do século XXI. As histórias das pessoas que vivem a experiência da migração devem ser ouvidas pela comunidade internacional como parte de um esforço para a constituição de instrumentos que viabilizem o diálogo entre as sociedades e uma verdadeira mudança social.

Independentemente do tema de cada ano, continuamos a celebrar as histórias de vida de toda e qualquer pessoa, independente de ela ter passado pela experiência da migração ou não. Então, se você desenvolve alguma experiência com histórias de vida, junte-se a nós!



Carta aberta - Dia Internacional da História de Vida 2009

Autores: Karen Worcman, directora da Rede Internacional Museu da Pessoa , e Joe Lambert, Diretor Executivo do Center for Digital Storytelling

Estamos-nos aproximando do Dia Internacional de História de Vida, que acontecerá neste sábado, dia 16 de Maio, com muita esperança. Sabemos que este tem sido um ano de dificuldades para muitas pessoas, organizações, comunidades e países. Mas apesar da pior crise económica global das últimas seis décadas, as pessoas encontram novos motivos para o optimismo nessa luta infinita por justiça social. Da mesma maneira que milhões de pessoas são deslocadas por catástrofes políticas e económicas, um número equivalente tem se dado conta, cada vez mais, de como todas as nossas histórias estão entrelaçadas: não há mais eles e nós, vivemos todos em um mesmo planeta.
Para muitos de nós, isso significa que estamos aumentando nossa capacidade de ouvir histórias. Podemos escutar e entender as muitas histórias de pessoas que, com coragem e criatividade, se adaptaram à crise em todas as partes do mundo. Podemos calcular o quanto todos nós temos aprendido ao confrontar maneiras de pensar, que há muito tempo não se encaixam em nosso momento histórico, e encontrar novas estratégias para o benefício mútuo e para o desenvolvimento sustentável. Em um mundo globalizado, histórias de vida podem ser uma das coisas mais poderosas para lembrar a cada um de nós da nossa humanidade. Ainda que falemos diferentes idiomas e vivemos em realidades diferentes, devemos ser capazes de entender e nos reconhecer uns nos outros. Escutar é o primeiro passo para mudar. As grandes mudanças na sociedade surgem a partir de pequenas coisas. UMA história pode realmente mudar a maneira como enxergamos o mundo. UMA história pode fazer cada um de nós ser parte do resto do mundo. O Dia Internacional da História de Vida é um movimento para conectar pessoas e sociedades de todas as partes do mundo em direcção a um profundo entendimento de nossa diversidade e de nossa universalidade como seres humanos.
O Center for Digital Storytelling, em conjunto com a Rede Internacional Museu da Pessoa, sabe que este é um ano importante para ouvir essas histórias, para escutarmos uns aos outros. Convocamos nossos parceiros para buscar e compartilhar histórias de pessoas nas linhas de frente das lutas por Direitos Humanos e da Imigração. Concentramos recursos em actualizar o nosso website, criando uma ferramenta que conecta globalmente pessoas e histórias. Empenhamo-nos em manter nossa parceria, apesar dos desafios enfrentados por nossas organizações.
Mas percebemos que ainda há muito que queremos realizar a fim de que nossa mensagem alcance um projeto mais amplo de mudança social. O poder de histórias de vida, de uma história remodelar nossa identidade individual, de nos fazer reconhecer nosso potencial de encarar e superar traumas e desafios, de destacar nossa habilidade de renovação constante do nosso compromisso com a humanidade, tudo isso acontece quando ouvimos e compartilhamos nossas histórias.
Convidamos você mais uma vez para juntar-se a essa celebração da maneira que lhe for possível. Gaste parte de seu dia com amigos trocando histórias; forme círculos de histórias com colegas; compartilhe histórias em texto, foto, áudio e vídeo online no site
http://www.asculti.org/ ou em outros veículos, ou apenas procure uma história que você considere tocante e envie-a para alguém.
Estamos ansiosos por ouvir suas histórias.

http://internationaldayblog.storycenter.org/

International Day for Sharing Life Stories






O Projecto MemóriaMedia e-Museu de Património Imaterial

O projecto “MEMORIAMEDIA e-Museu de Património Imaterial” concretiza-se na recolha e difusão da literatura tradicional/ oral/ popular e de todas as formas de manifestação desta cultura – tradicionais e contemporâneas – enquanto parte do património imaterial, nacional e universal da humanidade.

Fundamenta-se na urgente necessidade de identificar, registar, preservar e divulgar um património que está em risco de se perder: os contos, as lendas, os provérbios, as lenga-lengas e demais expressões da cultura oral; o “saber-fazer” de antigos artesãos, da pequena indústria tradicional e do comércio tradicional; os costumes e ritos que ainda se manifestam em quotidianos da esfera profissional, familiar e social das populações.

Esta operação é um veículo de afirmação da identidade e de aproximação das populações.

Os materiais produzidos são depositados digitalmente no site www.memoriamedia.net onde estão disponíveis on-line para consulta. Este site, que já tem um historial de dois anos, é um protótipo em evolução para se transformar no e-Museu do Património Imaterial.

A operação utiliza os novos media de transmissão de cultura que permitem registar e distribuir globalmente e online momentos da cultura oral para assegurar a sua perpetuação através do visionamento, apropriação e transformação por um público alargado.

A gestão executiva de todo o projecto é da responsabilidade de Memoria Imaterial - Cooperativa Cultural CRL. Esta Cooperativa foi criada expressamente para gerir o esforço de recolha e divulgação do Património Imaterial através da iniciativa Memoriamedia.

O I.E.L.T. - Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é entidade parceira deste projecto, com o apoio da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


http://www.memoriamedia.net/

http://tellhistory.wordpress.com/

http://www.museudapessoa.net/