20.5.09

Caminhada pelo Rio Bom Mau e da cascata da Cabreia ( em Silva Escura, Sever do Vouga) no dia 24 de Maio

Clicar por cima da imagem para ampliar e ler em detalhe




CAMINHADA PR3 CASCATA DA CABREIA-MINAS DO BRAÇAL

com

DIVULGAÇÃO GRUPO PROJECTO RIOS, ALMOÇO E JOGOS TRADICIONAIS

Este domingo dia 24 de Maio pelas 9h em Silva Escura (Sever do Vouga),na calçada da descida da cascata da Cabreia.

Num troço do percurso junto ao rio estaremos com uma banca de divulgaçãodo trabalho do grupo do Projecto Rios de Silva Escura "Bom e Mau a abraçar, um rio a preservar", onde poderão observar macroinvertebrados aquaticos e perceber como nos podem indicar a qualidade da água, e quem quiser pode ir à margem e tentar a sua sorte com a rede, revirar pedras e folhas à procura de bicharada!

Teremos guias de campo de fauna e flora e o novo kit do Projecto Rios.

O almoço será porco no espeto com acompanhamento seguido de jogos tradicionais para fazer a digestão.


Há mais cascatas na zona para quem quiser visitar e a flora é dominada por Carvalho-alvarinho, Castanheiro, Azevinho e demais espécies ribeirinhas, para além da emblemática Salamandra-Lusitânica.

O percurso faz-se bem e é fresco, devido à vegetação e proximidade delinhas de água, mas aconselhamos chapéu, protector solar e água.


A participação é feita mediante incscrição e o pagamento de um pequeno montante para ajudas.





O Projecto Rios é um projecto que visa a participaçăo social na conservaçăo dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objectivos apresentados na Década da Educaçăo das Naçőes Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribui para a implementaçăo da Carta da Terra e da Directiva Quadro da Água.
A implementaçăo deste projecto pretende dar resposta a visível problemática, de âmbito nacional e global, referente a alteraçăo e deterioraçăo da qualidade dos rios e a falta de um envolvimento efectivo dos utilizadores e da populaçăo em geral. O Projecto Rios, pela metodologia que utiliza, pretende promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informaçőes e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global, com vista a aplicaçăo das exigencias da Directiva Quadro da Água e da Lei da Água.