6.5.09

As gripes comuns, a gripe A do subtipo H1N1 ou suína, e as outras «gripes» muito mais arrasadoras que convém não falar...

A gripe comum e mais vulgar causa cerca de meio milhão de mortes no mundo em cada ano.

Em 2005 a gripe aviar causou 243 mortes em todo o mundo. O governo norte-americano de Bush recomendou o Tamiflú para combatê-la. Acontece que a patente deste medicamento era propriedade de uma empresa cujo presidente era Donald Rumsfeld, secretário de Defensa de Bush, e principal responsável pela guerra do Iraque que matou milhão e meio de pessoas. O Tamiflú valia 44 euros em 1999 e passou a valer 377 euros em 2006.

A gripe suína ( ou mexicana, ou gripe A subtipo H1N1) infectou menos de mil pessoas, tendo falecido até agora cerca de 20 pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde. A OMS diz-nos agora que o Tamiflú também serve para esta gripe.

O que se passa é que pouca gente fala de outras «gripes» que acontecem todos os dias:

- cerca de 90.000 pessoas morrem de fome no mundo em cada dia;
-cerca de 2.000 crianças são infectadas pela SIDA em cada dia
-cerca de 200 milhões de crianças dormem na rua em cada dia
-cerca de dois milhões de raparigas menores são obrigadas a prostituírem-se todos os dias
-cerca de 35.000 crianças morrem em cada dia de doenças que poderiam ser evitadas


Apesar destas «gripes» os governos, os Estados, os media preferem bombardear-nos e aterrorizarem-nos com a gripe suína…

Por muito cuidado que devemos ter com as novas doenças, as novas estirpes de vírus, é preciso nunca esquecer as doenças crónicas que atacam e envergonham a Humanidade: as desigualdades sociais, as injustiças, a miséria e a exploração de muitos a favor de uns poucos…