10.4.09

Projecto e Manifesto da Galeria Extéril


Manifesto

• Todo artista tem o direito de expôr o seu trabalho, quando lhe apetecer e onde bem entender, sem qualquer tipo de exclusividade.

• Da arte, são sinónimos as faculdades primárias: Inteligência, Raciocínio, Sentimento, Percepção, Expressão, Imaginação e Intuição.

• Galeristas, críticos, comissários e outros, deveriam agradecer aos artistas pela sua existência e venerá-los em vez de explorar.

• A difusão da arte não pode estar nas mãos dos prepotentes, corruptos, "gangsters" da cultura; a arte não é um negócio, é uma forma de vida. O que não supõe que o artista ofereça o seu trabalho.

• A arte deve falar a sua linguagem. A arte é o trabalho por excelência.

• A arte supera a mediocridade através do pensamento, lugar do saber e do conhecimento. (mediocridade - expressão do capitalismo massificador e empobrecedor das consciências)

• A contradição e a ironia são a condição do artista. O artista é oamplificador da consciência colectiva.

• Todo o ser humano é, em potência, um artista. Alguém capaz de expressar o que pensa e o que sente. Alguém capaz de utilizar como ferramenta a imaginação, sensibilidade e inteligência. Adquirir o "oficio" artístico implica a oportunidade de exercê-lo, possibilidade a que muitos vêm negada pelas políticas culturais.

• A criatividade é o instrumento fundamental para o desenvolvimento humano, e sendo a arte criatividade por excelência, não só não se deveria negá-la a ninguém como deveria ser actividade generalizada, cuja carência desemboca na des-humanização e embrutecimento. As tão proclamadas sociedades da cultura esbarram com os índices de violência
e delinquência.

• A fronteira que separa a arte da vida, é apenas imaginária, é impossível de situar. O permanente jogo de aproximação desses universos, no sistema dos objectos, evidência que o horizonte de dissolução do artístico à esfera da vida constitui um pólo de permanente atracção.

• A transformação da indústria da cultura contemporânea converte a arte num populismo estético, apêndice da cultura do entretenimento, submetido à lógica do espectáculo. É necessário opôr com firme resistência ao deslocamento do artístico que desemboca no "estrelato", símbolo do mediatismo cultural contemporâneo.

• Todos temos o direito de opinar e decidir.

• À cultura do esbanjamento opomos a cultura do aproveitamento e
re-aproveitamento.

• Produzir o máximo com o mínimo.

Fonte:

Local:
Rua do Bonjardim, 1176 - Porto
email: exteril@exteril.com



PROJECTO

A galeria Extéril é um projecto Teixeira Barbosa concebido para divulgar as artes sem fins lucrativos. Desde a sua inauguração até 2005 este projecto esteve numa atitude de ocupa numa antiga fábrica, no qual as exposições realizavam-se, mais ou menos, como uma sociedade
secreta.

O Projecto Extéril coexiste num espaço físico e virtual para o livre desenvolvimento da arte e do artista. Ou seja, um espaço alternativo/ independente do circuito artístico entendido como tal.

Conceito que não vem trazer nada de novo, apenas reforçar as inquietações interpoladas, marginais e clandestinas da também já conhecida "arte portátil".

A arte portátil, em toda a sua amplitude (a mail-arte, performance, espaços virtuais, etc.) deparasse-nos como a ferramenta mais idónea para esta situação que vai emergindo cada vez mais em que o criador começa a desempenhar o papel de teórico e gestor.

Inicialmente a Extéril foi projectada para existir apenas virtualmente, ou seja, as exposições apenas se realizariam online.
Todavia, por proposta de um colega, criou-se um espaço físico.
Juan José Fuentes tinha um projecto chamado Altercado (para o qual a Extéril tem um link), e, na altura pensou-se fazer uma cadeia de pequenas galerias. Entretanto, e por motivos alheios à nossa vontade a galeria Altercado teve que parar a sua actividade, assim como uma outra criada por Dani Vila Seoane.

A Extéril continuou a sua actividade como galeria e projecto online transformando-se num só projecto. Hoje em dia o projecto Extéril é assumido como uma obra / galeria em constante transformação. As exposições são obras dentro de uma obra.

A disponibilização dos espaços, físico e virtual, é da responsabilidade do galerista, assim como, da programação e divulgação das exposições.

A conectividade do espaço físico com o espaço virtual permite aos artistas exporem o seu trabalho e divulgá-lo sem interferência alguma da nossa parte.
Na web, a Extéril pretende desenvolver uma comunidade artistica, divulgar informação, ser um espaço de investigação, crítica e de encontro.


Gallery designed by: TEIXEIRA BARBOSA
Gallery owner: JOSÉ BARBOSA
Founded in 18 December 1999