10.4.09

Congresso anarquista em Berlim sob o lema «Um anarquismo no século XXI»

http://www.akongress.org/


Congresso anarquista em Berlim

[Sob o lema “Um anarquismo no Século XXI”, a Federação Anarquista de Berlim, organiza a partir de hoje (10), até o dia 13, um congresso libertário. No encontro haverá vários oradores, representantes internacionais e grupos locais anarquistas, e qualquer organização está convidada a debater, trocar ideias e redes, assim como novos enfoques para o desenvolvimento de grupos anarquistas.]

Anarquismo no Século XXI

Historicamente, o anarquismo teve sua evolução durante o Século XVIII, desempenhando papel central em várias regiões. Durante a revolução de Março na Alemanha, e na Comuna de Paris do Século XIX; e os sucessos das ideias anarquistas na Baviera, México, Espanha e Ucrânia no Século XX.

A anarquia supõe uma importante produção de trabalhos teóricos, novas correntes e amplo leque de acções. Este anarquismo cria um importante estímulo para a arte e a cultura.
Qual é o papel do anarquismo hoje em dia? Intervir nas relações de poder existentes, oferecer análises e críticas? Novos enfoques e formas dos processos, novos impulsos e ideais que são mostradas para serem investigadas. Discursos contemporâneos científicos e movimentos locais sobre anarquia, ou é só uma “cena sem marginais”?
Que estrutura tem a cena anarquista neste momento do mundo, no que converte a oferta e até que ponto se está disposto a lutar? De que maneira pode a anarquia influenciar no actual Século XXI e no que isso resultará? Estas perguntas e muitas outras serão debatidas no congresso.

Organizar a Anarquia

A história do anarquismo tem uma ampla riqueza nas diferentes estruturas em que foi criada, como as diferentes interpretações do modelo anarquista de Federação, organização dos sindicatos e das estruturas políticas para organizar coerentemente as zonas autônomas, os pequenos projetos e grupos. Que forma se dão os benefícios e riscos associados a isto? Como pode a filosofia anarquista dar forma permanente a todo discurso que irá se estabelecer? Com o Congresso, teremos a oportunidade de debater experiências práticas de trabalho: relações, projetos, grupos, federações e troca de idéias e a criação de novos vínculos.

Depois da realização do congresso, se fará a difusão do que foi elaborado em conjunto,
apresentação de resumos e oficinas.

O congresso dar-se-a livremente através do link:
http://www.akongress.org


Fonte da notícia: ANA ( agência de notícias anarquista)