11.4.09

Planet Caravan: mostra de fotografia, pintura e desenho do Fórum Cultural de Ermesinde


Está patente no Forum Cultural de Ermesinde uma mostra colectiva de fotografia, pintura e desenho de Ângela Berlinde, César Taíbo e valter hugo mãe denominada "PLANET CARAVAN".
O projecto expositivo apresenta-se como uma reflexão em torno das várias linguagens artísticas: a fotografia, a pintura o desenho, da forma como cada linguagem se revela particular no seu meio através do seu discurso próprio e como se inter-relacionam".
Patente até 31 de Maio


Fórum Cultural de Ermesinde
Parque Urbano Dr. Fernando Melo
Rua Fábrica da Cerâmica
4445-428 Ermesinde
Tel.: 22 978 33 20
Fax: 22 978 33 29
E-mail:
cmagalhaes@cmvalongo.net


Revestindo a forma de estreia, Ângela Berlinde, César Taíbo e valter hugo mãe apresentam, pela primeira vez no Fórum Cultural de Ermesinde, uma mostra colectiva designada PLANET CARAVAN, na qual decidem abordar os quadrantes da irrealidade da viagem, enquanto fugaz sedução de um mundo que perde peso e adquire a leveza do paraíso.


As obras surgem num espaço poético que combina as viagens cinematográficas de Ângela berlinde, com os reflexos da pintura “comics abstraction” de César Taíbo e a luminosidade esdrúxula das mulheres, nos desenhos valter hugo mãe.

No universo denso de viagens de PLANET CARAVAN cruzam-se imagens captadas em inúmeras realidades, a poética da viagem no espaço equilibra-se com o entusiasmo e o espanto da navegação quer no espaço, quer nas oscilações entre o real e o sonho. Trata-se da aglutinação de várias viagens numa só viagem: a do devaneio. É uma viagem liberta da fatalidade do tempo cíclico, apenas aberta à renovação.
Uma mostra de trabalhos que nos projectam para um ameno veludo intocável.


Ângela Berlinde
Ângela Berlinde (Ângela Mendes Ferreira) nasceu no Porto, em 1975. Licenciou-se em Direito e exerceu advocacia em Braga. Escolheu o nome Ângela Berlinde quando optou pela carreira artística em 2003, tendo efectuado o mestrado em Fotografia na Utrecht School of Arts School of Art, Amsterdam. Começou a expor em 1998, tendo publicado obras sobre a Índia Portuguesa e sobre os Índios do Brasil.
Ângela Berlinde reside em Braga e lecciona no Porto na Escola Superior Artística do Porto, onde dirige o Curso Superior em Artes Visuais-Fotografia. Mais info em
www.angelaberlinde.com


César Taíbo
César Taíbo, nascido em Moçambique em 1971, regressa a Portugal durante a "Revolução de Abril" e anos mais tarde ingressa no Liceu onde estuda Desenho, deslocando-se nas férias de Verão, todos os anos, a Moçambique, onde assimila o "Surrealismo-Negro" (Malangatana, Chissano) que o marcará até à actualidade.
Estuda posteriormente Pintura na Universidade de Belas Artes do Porto, cria a revista literária Aguasfurtadas e a Editora Labirinto. Publica dezenas de livros com desenhos de sua autoria e expõe individualmente e colectivamente desde os anos 90. Actualmente está a desenhar banda desenhada e a pintar. O seu trabalho a nível da pintura a acrílico de grandes dimensões insere-se na nova corrente de Abstracção do pós 11 de Setembro denominada COMICS-ABSTRACTION. Devido ao seu interesse pela BD, o seu trabalho tem reminiscências da Pop-Art, (Fauvismo e Cubismo), onde a narrativa e a crítica psico-social é vital e importante, estando sempre patente nas suas representações plásticas


valter hugo mãe
valter hugo mãe é escritor, autor dos romances «o apocalipse dos trabalhadores», «o remorso de baltazar serapião» (Prémio José Saramago), «o nosso reino». A sua poesia está reunida no volume «folclore íntimo». É licenciado em Direito e pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Não é exactamente um artista plástico e aceita ser visto como um naïf demasiadamente urbanizado.
Estas e outras informações sobre o autor podem ser encontradas em