7.4.09

Percorrendo a raia entre Portugal e Galiza de bicicleta ( 9 a 12 de Abril)

Nestas férias da Páscoa a AMAL (AGRUPAÇOM DE MONTANHA AUGAS LIMPAS ) propõe um percurso, a ser efectuado em bicicleta, pela fronteira gale-portuguesa, mais concretamente ao longo do rio Lima

A rota começa no local de nascimento do rio Lima, em Vilar de Bairro, e vai até à sua foz, em Viana do Castelo, ponto a partir do qual se seguirá pela costa atlântica ao encontro do rio Minho, prosseguindo depois até Tui.

Trata-se de um percurso fácil e cujo objectivo deliberado é sensibilizar para o uso da bicicleta como meio de viagem.

Descrição da rota: Sairemos desde o nascimento do Limia, e seguiremos o seu percurso primeiro pela Galiza e depois por Portugal, entrando no país vizinho pelo parque nacional da Peneda-Geres, exactamente pelo vale que separa as duas serras mais importantes do norte português.
Ainda na comarca galega da Limia, conheceremos a história da Lagoa de Antela e da sua desecaçom da voz das companheiras e companheiros do Centro Social Aguilhoar, com quem partilharemos a primeira etapa e a ceia do primeiro dia. Também visitaremos a Carvalha da Rocha, monumento natural senlheiro.
Em Portugal seguiremos o curso do Lima até Viana do Castelo, em parte por estrada e a partir de Ponte de Lima por umha eco-via que se estende por vários quilómetros à beira do rio. Atravessaremos a terra do vinho verde até que, já no Atlântico, começaremos a subir a costa para encontrar o Minho, que cruzaremos entrando novamente na Galiza até Tui.


Percurso:

- Saida: Quinta-Feira dia 9 de Abril, às 17:00 na Estação de Trem de Ourense (Empalme). Colheremos o trem às 17:25 que nos deixará em Vilar de Bairro às 18:10.
- Etapa 1 (Quinta-feira dia 9): Vilar de Barrio - Sainça (30 km)
- Etapa 2 (Sexta-feira dia 10): Sainça - Ponte de Lima (90 km)
- Etapa 3 (Sábado dia 11): Ponte de Lima - Tominho (60 km)
- Etapa 4 (Domingo dia 12): Tominho - Tui (15 km).
Dificuldade: Média-baixa. A rota discorrerá sempre ao nível do rio e do mar, pelo que não encontraremos pontos altos nem difíceis.

Informação e inscrições: enviar um e-mail ou telefonar ao meio-dia para o 988 24 45 51 (Miguel) ou escrevendo um e-mail (
aguaslimpas@gmail.com)

Para mais informaçom sobre o roteiro em bici consulta a nossa web:
http://www.aguaslimpas.blogspot.com/

A AGRUPAÇOM DE MONTANHA AUGAS LIMPAS (A.M.A.L.) é uma organização independentista de defesa da terra.
Toma o seu nome de um dos campamentos que o Exército Guerrilheiro do Povo Galego Ceive tinha nos Montes do Invernadoiro, no Maciço de Maceda.
A Terra galega comprende a actual Galiza administrativa e os territórios históricos orientais da Terra Návia-Eu, Vale de Íbias e Berzo, a Cabreira e a Seabra.
A defesa da Terra implica conhecer, sentir, respeitar, desfrutar e identificar-se com o nosso País, o seu povo e a sua cultura.
A defesa da Terra implica defender o direito das galegas e galegos a vivermos dignamente no nosso território, sem ingerências impostas desde fora.
A defesa da Terra implica viver e relacionar-se com outras pessoas e com a natureza longe dos parámetros do consumo, individualismo e depredaçom capitalistas.
A defesa da Terra implica construir umha comunidade de resistência que faça frente à violência e espólio sistemáticos que se exercem sobre os recursos naturais, económicos e identitários da Galiza.

A AGRUPAÇOM DE MONTANHA AUGAS LIMPAS tem como actividades:

Conhecimento e desfrute da nossa Terra.
Marchas e campamentos de montanha.
Conscientizaçom e denúncia das agressons sobre o nosso território.
As actividades desenvolvem-se em território galego. O funcionamento interno é assembleário, havendo responsáveis de distintas funçons e actividades.