23.4.09

O Dia da Terra serve para recordar o nascimento do moderno movimento ecologista em 22 de Abril de 1970

No dia 22 de Abril de 1970 mais de 20 milhões de norte-americanos manifestaram-se para ajudar a aumentar a consciência sobre a fragilidade do planeta Terra. Uma convocatória que nasceu no seguimento das manifestações anti-militaristas contra a guerra do Vietname e do movimento hippie do Flower Power. Essa data passou a ser considerada como o nascimento do moderno movimento ecologista. Dois anos depois realiza-se a primeira cimeira mundial sobre o meio ambiente em Estocolmo. Em 1990 a comemoração do 22 de Abril estende-se por todo o mundo preparando o terreno para a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio ambiente e desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992.

Environmental Fact Sheets
http://ww2.earthday.net/node/89


Este ano a peça dramática em dois actos, «Walden: The Ballad of Thoreau», foi escolhida nos Estados Unidos para assinalar a passagem do dia da Terra de 2009

http://ww2.earthday.net/walkingtour/index.html
http://www.waldenplay.com/index.php


“In an age of global warming, bio-fuels, hybrid cars and oil wars the Walden play can introduce audiences to Thoreau as well as environmental concerns in their own home towns.”

http://www.earthdaytv.net/