21.4.09

Mar das Especiarias, livro do jornalista independente e escritor de viagens Joaquim Magalhães de Castro, vai ser apresentado no dia 24 de Abril


Mar das especiarias, o terceiro livro de Joaquim Magalhães de Castro vai ser lançado no próximo dia 24 de Abril no Padrão dos Descobrimentos, Lisboa, entre as 19 e 20 horas, com a chancela da Editorial Presença e apresentação da eurodeputada Ana Gomes, que é também a autora do prefácio.

Entretanto, hoje, 21 de Abril, haverá uma breve pré-apresentação em Matosinhos no âmbito dos encontros sobre Literatura de Viagem que estão a decorrer, sendo o autor um dos intervenientes no debate que se realizará às 17h. subordinado ao tema Viajar é Preciso, com a presença entre outros de Luis Sepúlveda e Richard Zimmler.


Jornalista independente, investigador da história da expansão marítima, Joaquim Magalhães de Castro interessa-se sobre os múltiplos aspectos da presença portuguesa em todo mundo. Colaborou extensivamente na imprensa em Macau e na de Portugal.

É autor dos livros «Os Bayingyis do Vale do Mu - Luso Descendentes na Birmânia» (2001) e «A Maravilha do Outro - No Rasto de Fernão Mendes Pinto» (2004), e dos documentários televisivos «A Outra Face da Birmânia» (2001) e «Dund - Viagem à Mongólia» (2004).

Sinopse do livro : Mar das Especiarias é um livro fascinante que combina o melhor da narrativa de viagens com uma aventura em busca de uma herança com séculos de existência. Quase quinhentos anos depois de os primeiros portugueses terem chegado às ilhas Molucas, Joaquim Magalhães de Castro embarca numa viagem de contornos e sabores exóticos com o objectivo de seguir o rasto dos nossos antepassados no arquipélago indonésio. O resultado da investigação é um reencontro surpreendente de culturas distantes, mas indubitavelmente partilhadas. Mar das Especiarias é assim uma obra que assume verdadeira importância na divulgação do nosso património colectivo e que se lê com imensa curiosidade e prazer.