13.3.09

Simpósio Identidades Sociais e Diferenciação no ISCTE (20 e 21 de Março) organizado pelo centro em rede de investigação em antropologia (CRIA)

clicar por cima da imagem para ampliar e ler em detalhe

Organização - CRIA (centro em rede de investigação em antropologia)

O Centro em Rede de Investigação em Antropologia é uma unidade de investigação inter-institucional vocacionada para a investigação em antropologia social e cultural.
Em termos funcionais o CRIA está dividido em quarto pólos institucionais, localizados em quarto instituições de ensino superior (ISCTE, FCSH-UNL, FCT-UC, UM). Cada pólo desenvolve de forma autónoma as suas actividades promovendo também actividades conjuntas com outras unidades de investigação e ensino/formação. Os interesses científicos dos investigadores que compõem esta nova unidade de I&D serão agregados em quatro linhas temáticas:

1. “Identidades Sociais e Diferenciação/Social Identities and Differentiation”;
2. “Práticas e Políticas da Cultura/Culture: Practices, Politics, Displays“
3.“Migrações, Etnicidade e Cidadania / Migrations, Ethnicity, Citizenship”;
4.“Poder, Saberes, Mediações/Power, Knowledge, Mediations”.

As linhas de investigação permitem agregar e cruzar os interesses dos investigadores distribuídos pelos quatro pólos institucionais. Assim, promove-se o diálogo e a cooperação entre grupos e entre pólos de forma a criar uma plataforma multi-vocal que permita, por um lado, contribuir para o avanço do conhecimento em cada uma das quatro linhas temáticas e, por outro lado, promover o avanço do conhecimento na antropologia social e cultural de forma alargada.
A Antropologia Portuguesa tem participado de forma activa na revitalização e reorientação estratégica da antropologia internacional, contribuindo para o crescimento exponencial de actividades baseadas em relações institucionais existentes em território nacional, bem como para a cooperação inter-académica a nível internacional (que têm ocorrido sobretudo com instituições congéneres nos EUA, na Europa e no Brasil). Com base nestas relações institucionais pré-existentes, os investigadores que constituem o CRIA pretendem criar uma rede científica capaz de maximizar recursos e capacidades que estavam dispersas e conferir-lhes uma maior profundidade científica a nível teórico, metodológico e temático.
Durante os próximos anos a actividade do CRIA terá como principal objectivo promover o avanço e a internacionalização da Antropologia Portuguesa. Para que este objectivo se possa concretizar definimos como eixos de acção os seguintes:
a) Desenvolvimento de projectos de pesquisa teórica e aplicada;
b) Organização de eventos que promovam o debate científico e a difusão da pesquisa (congressos, seminários e conferências);
c) Edição de publicações científicas que permitam a difusão dos resultados de projectos de investigação a nível nacional e internacional;
d) Organização de cursos e de actividades relacionadas com a formação pós-graduada;
e) Encorajamento da colaboração internacional em rede, no desenvolvimento de projectos e grupos de investigação e de promoção científica;
f) Reforço das relações de cooperação com instituições congéneres, nacionais e internacionais;
g) Acolher estudantes do ensino superior, licenciados e investigadores de pós-graduação nas suas actividades de investigação e contribuir para a sua integração na comunidade científica.

O CRIA pretende ser a principal plataforma em Portugal dedicada à Antropologia Social e Cultural, liderando as actividades de investigação nesta área de estudos, estando organizado de forma a optimizar recursos materiais e intelectuais, e a promover novas oportunidades de pesquisa tanto a nível nacional como internacional.