5.3.09

Semana internacional contra o apartheid israelita vai ser assinalada em Lisboa com uma sessão na faculdade de ciências (dia 6 de Março às 15h.)

Está a decorrer a partir do dia 1 de Março a semana internacional contra o apartheid israelita. A iniciativa partiu em 2005 da Universidade de Toronto, no Canadá, e rapidamente se converteu numa campanha internacional.

Em 2009, com a recordação do massacre de Gaza ainda fresca, começa bem, com o cancelamento dos intercâmbios de estudantes entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Tel Aviv. O secretário do PT brasileiro para as relações exteriores, Valter Pomar, justificou o cancelamento afirmando que “seria adequado aplicar ao governo israelita o mesmo tratamento que o governo de apartheid da África do Sul recebeu”.
Por outro lado, as universidades canadianas de Ottawa e de Carleton vão ter de justificar-se por terem proibido, na semana passada, um poster representando uma criança palestiniana diante dum bombardeiro israelita. A semana anti-apartheid começa aí com a crítica de estudantes que vêem na proibição “uma violação da liberdade de expressão de estudantes que falam sobre direitos humanos”.

Semana internacional contra o apartheid israelita
Sessão na 6ª feira, 6 de Março, 15 horas,
na sala 6.4.30, Edifício C6, 4º andar
na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,

Com a participação de
John McDermott, professor universitário canadiano

Projecção do filme
Wadi Fukin, a aldeia cercada (17 min), de Chris den Hond

Organização do COMITÉ DE SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA e núcleo da Fac. de Ciências

http://palestinavence.blogs.sapo.pt/23089.html


http://apartheidweek.org/


Documentário de 2009 de apresentação da Semana sobre o Apartheid israelita


Documentário de 2008 de apresentação da Semana sobre o Apartheid israelita