10.3.09

Programação do cinema comunitário na Casa Viva (filmes a 12 de Março às 22h, e a 21/3 às 16h)


Em Março o cinema comunitário é dedicado ao tema da Escravatura e Racismo.

Desde 1415 que Portugal desempenhou um papel central no mercado da escravatura tal como no desenvolvimento do corpo teórico da ideologia racista. Com o recente aumento de crimes raciais e explosão emigratória, o tema assume novos contornos e importância.
Para melhor perceber a problemática será projectado a trilogia da História do racismo, uma produção transmitida na BBC 4 em 2007, durante as celebrações dos 200 anos da abolição da escravatura.

Data: Quinta-feira, 12 de Março. Às 22h. Entrada livre

Local: Casa Viva

“A cor do dinheiro” (58mins/inglês)


Na primeira parte desta míni série documental o mercado da escravatura é analisado pelo ponto de vista económico, estudando como cada império moldou as instituições económicas de forma a explorar todo o potencial do escravo; como algumas instituições bancárias nasceram exclusivamente do mercado da escravatura; como surgiram os primeiros conceitos de raça e racismo; e como os filósofos do iluminismo (Kant, locke e Hegel) justificaram uma hierarquia racial.



“O fardo do homem branco ou o inferno do homem de cor” (58mins/inglês)

Analisando alguns dos crimes do imperialismo ocidental, este documentário reflecte sobre o impacto do Darwinismo no discurso racista, com particular interesse nos Darwinistas Sociais e no notório livro de Thomas Carlyle, “Discurso ocasional sobre a questão do Negro”, que transformou o discurso racista no que hoje reconhecemos.



Data: Sábado, 21 de Março. Às 16.30. Entrada Livre
Local: Casa Viva

“Um Legado Selvagem” (58mins/inglês)


Na última parte da trilogia da história do racismo analisa-se a era pós abolição da escravatura, onde emergiram diferentes correntes politicas e sociais que exigiam a manutenção de uma hierarquia racial.


Debate

Depois dos filmes haverá um debate com convidados sobre racismo nos dias de hoje. Como se manifesta no dia a dia? Como se institucionalizou na nossa sociedade contemporânea? Quais são as suas novas vertentes?