16.3.09

Marcha mundial pela Paz e a Não-Violência: acção de rua no Porto (21/3 às 15h30) e semana de divulgação na Fac. de Letras do Porto



A Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência é uma iniciativa impulsionada pela organização internacional "Mundo sem Guerras" em conjunto com um grande número de organizações e pessoas dispostas a percorrer todo o planeta, pedindo o fim das guerras, das armas nucleares e da eliminação de todo o tipo de violência.

Começando na Nova Zelândia, no dia 2 de Outubro de 2009, data em que se comemora o Nascimento de Gandhi e que foi declarada pelas Nações Unidas como o "Dia Internacional da Não-Violência", a marcha percorrerá durante 90 dias os seis continentes, terminando na Cordilheira dos Andes (Argentina) no dia 2 de Janeiro de 2010. À sua passagem irá juntando todos aqueles que clamam pela paz, todos aqueles que sentem que é necessário despertar uma nova consciência social mundial a favor de uma cultura não-violenta.

Na MM podem chegar a confluir milhares ou milhões de pessoas de todos os campos e sectores sociais. Nesse sentido, é surpreendente a grande diversidade ideológica, racial, geracional, religiosa e cultural que está a convergir neste objectivo comum da Paz e da Não-Violência. Se esta tendência se confirmar, a MM pode vir a converter-se numa manifestação histórica tendo em conta também que se trata da primeira marcha planetária.

Até agora, há dezenas de iniciativas propostas: concertos, conferências, encontros, exposições, documentários, etc.
Neste momento está a decorrer na Faculdade de Letras do Porto, dinamizada pela associação de estudantes, uma campanha de promoção e esclarecimento sobre a MM, podes ver aqui http://www.aeflup.com/index.asp

No próximo dia 21 (aniversário da invasão do Iraque) será levado a cabo na rua de santa Catarina uma "minimarcha" cujo ponto de encontro será às 15.30 na porta do mercado do Bolhão do lado de Fernandes Tomás, com a ideia alertar para a necessidade da PAZ, propõe-se a todos os que queiram aderir que se vistam de branco (logo que tenhamos um cartaz definitivo deste evento envio-te por mail).

Neste momento estão a ser dinamizadas várias acções de promoção da MM, com a ideia de ir mobilizando cada vez mais gente para que possamos, nos dias em que a MM terá mais força em Portugal, obter uma adesão significativa.

Até ao presente, já aderiram à MM personalidades como José Saramago, Desmond Tutu, Ian Gibson, Alexandre Jodorowsky, Federico Mayor Zaragoza, Zubin Mehta, Noam Chomsky, Ramos Horta e outros. Em Portugal, já aderiram nomes como Richard Zimler ou Fernando Nobre (AMI).



Podes ver estas e outras adesões no site oficial da Marcha:


bem como outra informação mais particular no website português:

Existe um vídeo promocional em Português no qual se divulga os objectivos e o espírito da MM, bem como algumas adesões mais significativas, podes ver aqui: