12.3.09

A escola deve educar para a desobediência …para formar rebeldes competentes (palavras de Laborinho Lúcio, magistrado e ex-ministro da Justiça)

A escola actual deveria educar para a "desobediência" no sentido em que deve estimular nos alunos o desenvolvimento de pensamento crítico, defendeu esta semana Álvaro Laborinho Lúcio.

O ex-ministro da Justiça, magistrado judicial, e antigo director do Centro de Estudos Judiciais (CEJ), instituto onde são formados em Portugal os juízes e magistrados, e actual membro eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, falava esta semana em Faro, durante a sessão comemorativa do Ano Europeu da Criatividade e Inovação, que se assinala em 2009, quando proferiu aquelas enfaticamente palavras.

"Numa sociedade em que se pretenda que seja um instrumento de criatividade, a escola deve ser também um instrumento para o desenvolvimento económico, cidadania e democracia", afirmou.

Durante a palestra "Pelos caminhos da criatividade - entre a razão e a emoção", Laborinho Lúcio falou ainda do conceito de "rebeldes competentes" e do facto de não haver "nada melhor" para formar a desobediência que a arte e a criatividade.

"A escola de hoje deve ensinar a pensar, escolher e agir", resumiu, sublinhando que as escolas devem educar para o fomento do pensamento crítico dos alunos, formando assim "rebeldes competentes".

Já no seu livro «Educação, Arte e Cidadania», Álvaro Laborinho Lúcio, citando o livro de José Manuel Pureza, «Por um contrato Socio-Educativo Pela Cidadania, Qualidade e Avaliação da Educação», CNE, editado em 2002, tinha valorizado a desobediência na formação e educação, uma vez que o mandamento fundamental da educação para a cidadania democrática é educar para a desobediência crítica, o que implica que a escola deixasse de ser um armazém de crianças e jovens a quem se ministram apressadamente programas e currículos e se transformasse num espaço de crescimento mútuo e de partilha, onde a arte e a criação marcassem presença destacada.


Fonte:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1368618&idCanal=58
http://barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=31245
educação artística ( texto de Laborinho Lúcio)


"O progresso é uma consequência da desobediência e da rebelião... "
Oscar Wilde


"Qualquer pessoa que tenha lido a história da humanidade aprendeu que a desobediência é a virtude original do homem"
Oscar Wilde

A desobediência de Adão e Eva às ordens que lhes foram dadas...