12.2.09

Plantação de árvores na Serra de S. Mamede (14/2/09‏) por iniciativa da Quercus, e aberta a todos os interessados em participar


A QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza convida todos os interessados a participar numa plantação de 1200 Carvalhos-negral (Quercus pyrenaica) no Parque Natural da Serra de S.Mamede, onde aquela espécie é autóctone e espontânea.

A acção será desenvolvida no dia 14 de Fevereiro, sendo o AMOR ao PLANETA TERRA o mote a desenvolver de acordo com a simbologia da data, pois quem cuida do Ambiente está invariavelmente a pensar na prosperidade sustentável da Humanidade.

Venha compensar a sua Pegada Ecológica criando sumidouros de Carbono por todo o país, contribuindo também para o aumento da Biodiversidade e da qualidade ambiental e paisagística das jóias naturais, como são os nossos Parques Naturais.

O ponto de encontro será no parque de estacionamento junto à ponte romana da Portagem, às 10 horas da manhã, sendo o terreno alvo na localidade de Alvarrões, com a toponímia local de Carvalhal, sito na estrada que liga Marvão a Portalegre.

A participação na actividade é gratuita e o transporte a cargo de cada participante(s). O final da iniciativa está previsto para as 16.00 horas, havendo contudo a hipótese de os interessados participarem apenas no período da manhã ou da tarde. As inscrições podem ser feitas pelos contactos abaixo.



QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Núcleo Regional de Portalegre
Apartado 163, 7301-901 PORTALEGRE, Telefs: 96 010 70 80 / 96 020 70 80
E-mails:
portalegre@quercus.pt / quercus.portalegre@gmail.com

Web page:
www.quercus.pt

A Quercus pretende, através deste apoio à plantação de espécies autóctones, contribuir para a adopção de atitudes e comportamentos ambientalmente adequados, tendo em vista a preservação e valorização da floresta.

A plantação decorrerá, simultaneamente, em oito localidades distintas, envolvendo colaboradores da Quercus e da Caixa, voluntários do Corpo Nacional de Escutas (CNE), das Autarquias e das Juntas de Freguesias.

A plantação abrangerá uma área de cerca de 15 hectares, nas seguintes localidades:

- Montemor-o-Novo
- Serra de São Mamede
- Idanha-a-Nova
- Castanheira de Pêra
- Azambuja
- Penamacor
- Vila Pouca de Aguiar
- Murça

Assim, no dia 14, serão plantadas cerca de 15 000 plantas de espécies tão variadas como o Carvalho-negral (Quercus pyrenaica), o Pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris), o Plátano-bastardo (Acer pseudoplatanus), o Vidoeiro (Betula celtiberica), a Cerejeira (Prunus avium), a Tramazeira (Sorbus aucuparia), o Mostajeiro (Sorbus latifolia), o Azereiro (Prunus lusitanica), a Azinheira (Quercus rotundifolia), o Sobreiro (Quercus suber), o Amieiro (Alnus glutinosa), o Freixo (Fraxinus angustifolia), a Borrazeira-preta (Salix atrocinerea) e o Sabugueiro (Sambucus nigra).