15.2.09

Morreu o músico mexicano Jorge Reyes, uma das figuras mais importantes da etnomusicologia e da etnofusão de músicas

Na última semana desapareceu uma das figuras mais importantes da chamada etnomusicologia e da etnofusão de músicas, o músico e compositor mexicano Jorge Reyes, de 57 anos, pouco conhecido em Portugal, mas bastante estimado por quem se interessa pelo experimentalismo musical. E, já agora, uma das referências musicais do blogue Pimenta Negra.


A música de Jorge Reyes mistura sons autóctones das civilizações pré-hispânicas com a tecnologia musical mais avançada, criando sonoridades e ambientes musicais únicos. A proposta musical de Jorge Reyes ao misturar a música meso-americana com a tecnologia musical contemporânea, especialmente por via do uso de processadores de som, reverberações, ecos, e outra parafernália, fez despertar um renovado interesse pela cultura popular mexicana de raíz maya, dos tempos pré-hispânicos.
Os seus concertos transmutavam-se em autênticas cerimónias rituais pré-hispânicas e estavam por vezes associados a tradições do México ancestral como o Dia dos Mortos e o Equinócio da Primavera.

A sua formação revela influências musicológicas variadas que lhe serviram para criar e compor a sua própria música. A partir do estudo de flauta transversal no México, Jorge Reyes realizou na Alemanha estudos de música clássica, electrónica, jazz, que se ampliaram depois, já na Índia, para a música indiana e tibetana. Cria, entretanto, o grupo de rock progressivo Chac Mool, com o qual procurou sintetizar o resultado das suas pesquisas musicais, para depois seguir uma carreira de solista onde continuará a explorar atmosferas musicais da etnofusão.

Em 2001 fundou o Laboratório de Experimentação Artística e Rádio Educação (LEAS) onde produziu trabalhos como Zocaloop, Epitafio e Los proverbios del infierno.


Gravou cerca de 30 discos. Os seus álbuns mais destacados são:
A la Izquierda del Colibrí (1985),
Comala (1986),
Ek Tunkul (1987),
Viento de Navajas (1988),

Bajo el Sol Jaguar (1991), que é a sua obra mais importante


Jorge Reyes Etnofusão



Jorge Reyes, "sacrificio"



JORGE REYES - A LA IZQUIERDA DEL COLIBRI



JORGE REYES (LA OTRA CONQUISTA)



Concierto e espectáculo de música prehispánica de Jorge Reyes na Ciudad de México, comemorando o Día de Muertos ( 31 de Ouubro de 2006)
Parte 1



Parte 2



Jorge Reyes y Suso Saiz 1/3 (Festival Cultural Zacatecas)