15.1.09

Vamos defender e celebrar a Zona Pedonal de Almada ( dia 16 de Jan. às 16h na Praça do MFA)

Almada tem finalmente uma zona pedonal, num plano de mobilidade associado ao novo Metro Sul do Tejo que foi jubilado e ganhou prémios. Contudo, em Janeiro de 2009, a realidade é outra.

Pessoas que querem andar na zona pedonal, no meio da antiga rua, correm um grande risco de ser atropeladas.

Diariamente, circulam pela zona pedonal 4 carreiras de autocarros, táxis, centenas das veículos com autorização especial e cargas e descargas. Estacionam em todo lado, em frente das montras, no passeio. Isto acontece mesmo com a fiscalização da polícia nos dois acessos rodoviários à zona pedonal. Trata-se, provavelmente, da zona pedonal com mais carros no mundo, tolerados pelas autoridades.

Nós queremos incentivar uma discussão sobre a responsibilidade dos cidadãos em respeitar a zona, sem ou com polícia a fiscalizar. Em particular, queremos que as pessoas que „têm direito“ a uma autorização especial para os seus veículos se questionam se faz realmente sentido colocar em causa a saúde e o direito dos utentes da zona pedonal para levarem o carro até à sua porta ou portão da escola, ao invés de caminhar algumas dezenas de metros ou usar o transporte público.

Queremos que os carros, que continuam a estacionar em plena zona pedonal, sejam devidamente punidos, de dia ou de noite. Queremos criar um espaço verdadeiramente agradável para tod@s, uma zona pedonal, sem hierarquias nem desrespeito. Defendemos uma zona pedonal para os peões e não para mil e um veículos automóveis com autorizações especiais.

Apelamos à Câmara Municipal de Almada para que leve o plano até ao fim, isto é, implementar a zona sem excepções. Uma zona pedonal tão perigosa como está agora, é melhor não chamar-se zona pedonal.

Apelamos aos orgãos de gestão autárquica, à Autoridade Metropolitana de Transportes e Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres para que promovam e implementem mais transporte público em todo o concelho de Almada, promovendo a sua utilização.

A defesa desta zona pedonal não é apenas uma defesa de um espaço físico de 500 metros. É acima de tudo uma necessidade de futuro largar o carro e retomar a rua!




Venham celebrar a zona pedonal, na próxima 6ª feira, dia 16 de Janeiro, a partir das 16:00 em frente ao Café Central, no praça do MFA.


Daqui seguiremos com um passeio pela zona, animados por música e outros elementos de animação que os cidadãos decidirem trazer para a sua rua - um rádio, instrumentos musicais, mesa e cadeiras de campismo, vinho, sumos, bicicletas, patins, trotinetes, skates e carrinhos de bébes! Haverá também uma banda de percussão.

Para os automobilistas que diariamente estacionam de forma ilegal na zona: é melhor prepararem-se para estacionar os carros fora da nossa zona, uma vez vamos precisar de todo o espaço a que temos direito para fazer a nossa celebração!


Já experimentou percorrer a zona pedonal a pé?
Experimente e junte-se a nós!


Como chegar:
A praça do MFA fica bem no centro da zona pedonal, entre as paragens de metro de S. João Baptista e Gil Vicente. Para quem vem de fora de Almada, pode apanhar o comboio para o Pragal e daí a linha de metro para Cacilhas; ou o barco para Cacilhas, podendo depois seguir em qualquer uma das linhas de metro.

http://gaia.org.pt/almadapedonal/