15.1.09

Plataforma Estudantil entrega abaixo-assinado no Ministério da Educação no dia 16 de Janeiro às 10h. TODOS AO MINISTÉRIO!


A Plataforma Estudantil apela a todos os seus activistas para que até dia 16 de Janeiro participem na recolha de assinaturas do Abaixo-Assinado Nacional. Por todo o país, todos os dias estamos a recolher centenas de assinaturas, e são já dezenas as escolas que participam no Abaixo-Assinado.

Agora que o dia 16 está cada vez mais próximo contamos com todos os colegas para cumprirmos este nosso objectivo.



Ajuda-nos: imprime o Abaixo-Assinado e recolhe assinaturas na tua turma ou escola, enviando-nos depois as folhas preenchidas até dia 13 de Janeiro para a seguinte morada: Calçada do Chafariz nº8 1ºEsq. ,2795-061, Linda-a-Velha.

Se estiveres interessado podemos ajudar-te a organizar uma recolha na tua escola com a participação de elementos da Plataforma basta para isso que nos envies um email ou nos contactes por telefone.

Dia 16 de Janeiro todos no Ministério !

Dia 16 de Janeiro a Plataforma Estudantil realizará a entrega do Abaixo-Assinado no Ministério da Educação, seguida por uma vigília de protesto que durará 10.000 segundos, representando os 10.000 estudantes que contamos que subscrevam o nosso documento.




Nesse sentido e tendo em conta que este será o primeiro protesto marcado exclusivamente pela Plataforma apelamos aos nossos activistas e simpatizantes, as Associação de Estudantes e aos estudantes de uma forma geral para que participem neste vigília que se realizará entre as 10h00 e as 13h00 de 16 de Janeiro.

Contamos contigo, dia 16 todos na Vigília ! ! !


Contactos:
email -
plataformaestudantil@gmail.com

tlm - 926854208/912952917


http://directoresnao.blogspot.com/

O abaixo-assinado pode ser lido e assinado online:
http://www.petitiononline.com/v4dr3tr0/petition.html






ABAIXO – ASSINADO


Os estudantes abaixo-assinados, considerando que as medidas educativas aplicadas pelo Ministério da Educação não têm vindo a corresponder aos anseios da esmagadora maioria dos estudantes portugueses, uniram-se, mais uma vez, para numa só voz mostrar a profunda insatisfação da massa estudantil.

Neste sentido, nós, estudantes do Ensino Básico e Secundário, expressamos o nosso desagrado pelas seguintes razões:·

- O novo Estatuto do Aluno pelo reforço exagerado que dá aos poderes das direcções das escolas, pela minimização do papel dos encarregados de educação na resolução dos problemas dos seus educandos e pela facilidade na suspensão, expulsão ou transferência de escolas dos estudantes ditos "indisciplinados";

- O novo Modelo de Gestão das Escolas nomeadamente pela substituição das direcções colegiais e a criação da figura do Director, a diminuição da participação dos estudantes no novo Conselho Geral, o fim da eleição directa do Conselho Pedagógico e a possibilidade da Ministra da Educação poder demitir as direcções das escolas se assim entender;

- O novo Regime de Faltas que consideramos ser demasiado inflexível pois os estudantes perdem o direito à "falta" numa série de situações como a morte de parentes ou amigos, a participação em actividades associativas ou até mesmo uma simples indisposição. A juntar a isto, o facto de sermos obrigados a realizar uma prova de recuperação quando é atingido o número máximo de faltas (número reduzido e com pouca distinção entre faltas justificadas e injustificadas) a determinada disciplina que pode pôr em risco o prosseguimento dos estudos;

- A falta de condições materiais e humanas que se traduz na inexistência de complexos gimnodesportivos, salas de convívio, materiais didácticos e, principalmente, na insuficiência de professores e funcionários em dezenas de escolas;

-O Modelo de Avaliação Escolar que no nosso entender dá demasiado peso aos exames nacionais e esquece o papel preponderante que deve ter a avaliação contínua.

Por tudo isto, acreditamos que a actual Ministra da Educação não reúne mais condições para desempenhar o cargo pois existe sobre a mesma uma profunda desconfiança e insatisfação por parte da massa estudantil. Neste sentido, exigimos:

- A imediata demissão da Ministra da Educação;

- O direito a uma participação efectiva dos estudantes no geral e das Associações de Estudantes em concreto na definição da política educativa.

Os primeiros subscritores: Mafalda Girão (estudante da Esc. Sec. Maria Amália); Tiago Flôr (Comissão de Luta dos Estudantes da Camilo); Miguel Dores (eleito no Conselho Geral da Esc. Sec. Padre Alberto Neto); Vera de Sousa (Comissão Coordenadora da Plataforma Estudantil "Directores NÃO!"); Tiago Fernandes (Comissão de Luta da Luísa de Gusmão / eleito no Conselho Geral); Pedro Faria Vaz (estudante do ensino recorrente na Esc. Sec. de Miraflores); Tiago Marques (Presidente da Associação de Estudantes da Esc. Sec. de Murça); Inês Simão (activista da Plataforma Estudantil "Directores NÃO!"); Pedro Feijó (Representante dos Alunos Diurnos no Conselho Pedagógico da Esc. Sec. Camões); Sara Solano (subdelegada de turma da Esc. Sec. de Camilo Castelo Branco); Diogo Mendes (Presidente da Assembleia Geral dos estudantes da Esc. Sec. da Tábua); Luís Baptista (Porta-voz da Plataforma Estudantil "Directores NÃO!"); Rita Prates (estudante da Esc. Sec. de Linda-a-Velha);Rodrigo Rivera ( estudante ensino recorrente no Liceu Camões); Gonçalo Roque (delegado de turma da Esc. Sec. Amélia Rey Colaço); Manuel Reis (estudante da Esc. Sec. de Setúbal); Tiago Ramalho (Presidente da Associação de Estudantes da Esc. Sec. Daniel Sampaio); Ricardo Peres (estudante do ensino recorrente na Esc. "Os Mestres"); Hugo Garrido (Vice-Presidente da Associação de Estudantes da Esc. Sec. de Camilo Castelo Branco); Stephanie Cosgrove (representante dos estudantes no Conselho Pedagógico na Esc. Sec. Luísa de Gusmão); Madalena Mateus (Vice-Presidente da Associação de Estudantes da Esc. Sec. de Camilo Castelo Branco); Andreia Lopes (Vice-Presidente da Associação de Estudantes da Esc. Sec. de Murça); Tiago ribeiro( Representante dos Estudantes da Sec. de Paredes);