16.1.09

A ONU declara 2009 o «Ano do Gorila»



A ONU declara 2009 o «Ano do Gorila para garantir a sobrevivência destes animais, defender o seu habitat, e melhorar as condições de vida das pessoas que convivem com esta espécie animal

Os conflitos armados em África, entre muitas outras causas, afectam a sobrevivência dos grandes primatas como os gorilas, que são uma espécie ameaçada de extinção.

Recorde-se ainda que os gorilas partilham quase a 100% o tipo de genes dos humanos. E essa foi, sem dúvida, uma das razões para que a ONU tenha decidido declarar o ano de 2008, o «Ano do Gorila».
Com esta iniciaitva, promovida peloPrograma para o Meio Ambiente da ONU (
UNEP)e pela Convenção para as Espécies Migratórias (CMS), a ONU pretende melhorar o habitat dos gorilas e contribuir para o desenvolvimento das pessoas que convivem com esta espécie a fim de favorecer a sua sobrevivência num contexto de paz. Infelizmente são cada vez mais os conflitos armados em áreas onde vivem os gorilas, pelo que se torna um imperativo vital trabalhar para a paz, como condição indispensável para a subsistência dos animais ameaçados.

A população da espécie dos gorilas de montanha, que vivem na República Democrática do Congo, Ruanda e Uganda, é estimada em 700 exemplares, enquanto são cerca de 300 os que habitam a região conhecida como Cross River ( junto do rio Cross), nos Camarões e na Nigéria.

Para saber mais:

http://yog2009.org/


In Memoria gorilla family RUGENDO murdered in Congo