2.1.09

Cantar as Janeiras em Seia, Loriga, Tortosendo, Vila Chã de Sá(Viseu), Lobão em St. Maria da Feira, Silves, Paderne, São Bartolomeu de Messines

As Janeiras ou cantar as Janeiras é uma tradicional manifestação de cultura popular de origem pagã que vai renascendo em várias localidades de Portugal, e que consiste essencialmente na reunião de grupos de pessoas que percorrem, no início do mês de Janeiro, as ruas de uma localidade (sobretudo, aldeias), à noite, cantando de porta em porta, ao som de instrumentos tradicionais de música, e desejando às pessoas um feliz ano novo, por via de quadras de sabor popular.
O Dicionário da Porto Editora define Janeiras como “Cantigas de boas-festas por ocasião do Ano Novo”. Note-se que Janeiro, o primeiro mês do ano, é assim chamado em honra do deus Jano (de janua = porta, entrada). Jano era o porteiro celestial, e, consequentemente, o deus das portas, que as abria e fechava, esperando-se a sua protecção na partida e no regresso. Considerado um deus dos começos, Jano era invocado para afastar das casas os espíritos funestos. Parece, portanto, que as Janeiras têm origem nesses cultos pagãos, que o cristianismo não conseguiu apagar e que se foram transmitindo de geração em geração. (A versão religiosa cristianizada das Janeiras é o cantar dos reis a 6 de Janeiro, no Dia de Reis; em Espanha cantam-se os Villancicos).

Após ter sido dado o sinal de presença, cantava-se uma primeira quadra, dedicada à família em geral, residente na casa. Logo que houvesse sinal de vida dentro de casa, os primeiros elogios começavam a fazer-se ouvir, passando-se a saudações individualizadas para cada elemento da família. Caso não houvesse resposta, dava-se lugar aos apupos.

Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc.,mas hoje é costume dar-se dinheiro). Antigamente davam também filhoses, vinho e outros artigos que as pessoas possuíam No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.

Hoje, dia 2 de Janeiro, pelas 21h30, na escadaria da Igreja Paroquial, vai-se realizar o 5º Encontro de Janeiras de Vila Chã de Sá, numa organização do CANTORIAS com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Chã de Sá e do INATEL Delegação de Viseu.
Este ano os Grupos convidados são:
Associação de Recolha e Divulgação da Música Popular do Sátão "ZAATAM" - Sátão
Grupo de Cantares da Casa do Povo de Lobão da Beira - Tondela
Rancho Folclórico de Gumirães - Viseu
Grupo de Cantares "CANTORIAS" da Ass. de Vila Chã de Sá - Viseu

Também hoje, dia 2 de Janeiro, em São Bartolomeu de Messines, realiza-se o X Encontro de Cantares de Janeiras. O encontro vai contar com a presença de cinco agrupamentos: os ranchos folclóricos de Messines, que é o anfitrião, e do Calvário (Lagoa), o Grupo Folclórico de Faro, o Grupo de Cantares da Casa do Povo de S. B. Messines e ainda o Grupo Força da Tradição, de Paderne. O encontro decorre na Igreja Matriz de Messines e a entrada é livre.

Já no próximo dia 4 de Janeiro vai acontecer no salão de casa do Povo de Paderne o 22.º Encontro de Cantares de Janeiras numa organização do Grupo dos Amigos de Paderne e Casa do Povo.

Por seu turno, a Câmara Municipal de Silves organiza, pelo sétimo ano consecutivo, um encontro de Janeiras, no próximo dia 5 de Janeiro, às 21h00, nos Paços do Concelho. Vários grupos, provenientes de todas as freguesias do concelho, juntam-se nesta ocasião para cantarem as músicas tradicionais desta quadra, que recorda a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus

Em Seia, no dia 10 de Janeiro, está previsto realizar-se no cine-teatro da Casa Municipal de Seia um Encontro de Cantares de Janeiras . A iniciativa conta com a participação do Rancho Folclórico de Seia, Grupo Etnográfico do Brinca (Coimbra), Rancho Folclórico de Passos Silgueiros (Viseu) e a Escola Provincial de Danza, Castro Floxo, Ourense (Espanha). A entrada é livre. O evento é promovido pelo Rancho Folclórico de Seia, Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão” e o Município de Seia.



Cantar Janeiras e os Reis em Lobão ( Terras da Feira) pelo Rancho Regional da Vila de Lobão




Janeiras em Loriga (todos os anos um grupo de pessoas cantam para dar as boas festas aos Loriguenses)




Arruada (Quatro da manha um grupo de Loriguenses enfrenta as agruras do tempo e canta em louvar das almas)





Cantar das Janeiras pelos elementos do Rancho Folclórico de Pesos de Sul na Rua da Cal




VAMOS CANTAR AS JANEIRAS EM CASTELO BRANCO