28.11.08

Feira de Trocas na Casa da Horta (dia 29 de Novembro) no Dia Sem Compras ( Buy Nothing Day)




Para celebrar o Dia Sem Compras, na Casa da Horta, das 18h às 20h vamos ter uma feira de trocas. Traz o que já não queres ou o que tens a mais e leva o que te faz jeito. (Se não quiseres trocar nada, podes sempre deixar na Prateleira Livre, onde mais tarde pode interessar alguém). Vamos ter também um local para poderes afixar os serviços que queres trocar (por exemplo, aulas de guitarra, sessões de yoga, cortar cabelo, etc).


No dia seguinte, aparece às 19h para veres o Documentário "Czech Dream".

"O festival de celebração da vida pela vida. Um dia para te desafiares a ti, à tua família e amigos a desligar o canal shopping e sintonizar para a vida.



A mensagem é clara: comprar menos, viver mais! Tentar uma vida simples por um dia, passando o tempo com aqueles que gostamos. também um dia de reflexão sobre asconsequências ambientais, sociais e éticas do consumismo. Os países desenvolvidos - que constituem cerca de 20% da população mundial consomem 80% dos recursos naturais do planeta, causando um nível desproporcionado de danos ambientais e uma injusta
distribuição da riqueza.



Como consumidores que somos temos que questionar os produtos que compramos e quem os fabrica, acerca da sua origem e processo de fabrico. Quais são os verdadeiros resíduos resultantes da sua produção? Quais as condições de trabalho e o nível de vida dos trabalhadores? O que nos leva a esta sede de comprar? Será a necessidade?


O Dia sem Compras pretende ser um dia que sirva de exemplo para uma mudança de consciência e até de estilo de vida, para um consumo mais responsável e racional. Um consumo focado nas verdadeiras necessidades e tendo em conta os aspectos sociais e ambientais inerentes à preservação da Terra e ao tratamento igual que todos os seres humanos merecem."


Casa da Horta, Associação Cultural
http://www.casadahorta.pegada.net/
casadahorta@pegada.net
Tel: 222024123 / 965545519 / 937267541 / 916472466
Rua de São Francisco, 12A
4050-548 Porto
(Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges)