Texto do GAIA- Grupo de Acção e Intervenção Ambiental sobre o Dia Sem Compras (Buy Nothing Day) que é assinalado em todo o mundo no último Sábado de cada mês de Novembro ( este ano, calha no dia 29 de Novembro de 2008)
Dia 29 de Novembro celebra-se o Dia Sem Compras, internacionalmente conhecido como Buy Nothing Day.
O GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, como já o fez em anos anteriores, pretende que se assinale este dia como uma chamada de reflexão sobre o consumismo na sociedade moderna e as suas consequências nefastas sobre o ambiente e as populações no terceiro mundo.
Dia 29 de Novembro celebra-se o Dia Sem Compras, internacionalmente conhecido como Buy Nothing Day.
O GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, como já o fez em anos anteriores, pretende que se assinale este dia como uma chamada de reflexão sobre o consumismo na sociedade moderna e as suas consequências nefastas sobre o ambiente e as populações no terceiro mundo.
12 por cento da população mundial vive na América do Norte e Europa Ocidental e é responsável por 60 por cento do consumo, mas um terço da humanidade que vive no Sul da Ásia e África conta apenas com 3,2 por cento.
Hoje há mais de um carro por cada 12 habitantes, em 1950 havia um carro por cada 50 habitantes. Os níveis de dióxido de carbono aumentaram 20 por cento em relação a 1958. O consumo anual de plásticos aumentou de 5 milhões de toneladas nos anos 50 para quase 100 milhões hoje. A distância percorrida dos alimentos que consumimos aumentou 25 por cento entre 1980 e 2001. Entre 2000 e 2005, à volta de 10 milhões de hectares de floresta foram perdidos por ano na América do Sul na qual se incorpora a floresta da Amazónia. A floresta é destruída primariamente para produções de gado e plantações de feijão de soja. Somente 20 a 25 por cento da soja brasileira é utilizada domesticamente; a sua maioria é exportada maioritariamente para consumo de gado.
Embora estes e outros factos assustadores, dados alarmantes, as corporações, na sua ganância, tentam a todo custo vender mais e mais produtos, e introduzir necessidades fúteis de consumo com a indústria da publicidade. Enchem-nos a vida com anúncios, tornou-se um verdadeiro substituto da religião e pregam das mais variadas formas.
O resultado desta gula por consumo está agora em todo o lado, com o crescente consumo há um crescente endividamento, porque estas empresas tentam a todo o custo vender produtos até a quem não tem crédito. O sistema está a aquecer demasiado e hoje temos os estados que se dizem rotos e a nadar em défices a tentar salvar instituições bancárias com garantias na ordem dos mil milhões de euros.
É tudo um pouco irónico, estamos a tapar furos num balão de ar com os dedos e um dia não haverá dedos para tantos furos. É necessário reconstruir a sociedade, e hoje nos debates televisivos e nos jornais pouco se fala sobre reais alternativas de base a este sistema caducado. Onde está a ênfase às alternativas emergentes? As eco-aldeias, o conceito de permacultura, os sistemas de troca directa e locais, as formas não hierárquicas de participação civil nos processos de decisão, o uso de transportes não poluentes, o vegetarianismo como forma de redução do consumo e não destruição das florestas?
No dia 29 o GAIA apela a outra forma de vida, queremos uma sociedade verdadeiramente democrática, em que tod@s têm direito a decidir sobre os problemas porque tod@s somos parte dele, e estamos fartos de ter corporações podres a decidir sobre tod@s nós e estamos fartos de estados marionetas das entidades bancárias e grandes empresas supranacionais.
Devemos reduzir o consumo ao essencial, viver a vida lá fora, receber o que o planeta tem para nos dar sem o destruir, o vento, o sol, as paisagens, as relações, as vivências.
Sair das televisões, dos shoppings, dos automóveis, vamos para as ruas e construir uma sociedade mais harmoniosa e justa.
Vamos recriar as relações, tanto sociais como a relação que temos com o nosso planeta que está em perigo.
Precisamos de respirar...
GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental
http://gaia.org.pt/
… e se aproveitássemos a crise para reflectir?
Ligações de interesse sobre o Buy Nothing Day:
http://www.adbusters.org/campaigns/bnd
http://www.ecologistasenaccion.org/rubrique.php3?id_rubrique=262
http://www.buynothingday.co.uk/
http://www.bnd.dk/index2.htm
http://www.alaosta.fi/
http://buynothingday.narra.de/blog/
http://www.koopniets.nl/
http://www.adbusters.no/kampanjer.htm
http://www.bnd.nu/index.php
http://www.ecologistasenaccion.org/rubrique.php3?id_rubrique=262
http://www.buynothingday.co.uk/
http://www.bnd.dk/index2.htm
http://www.alaosta.fi/
http://buynothingday.narra.de/blog/
http://www.koopniets.nl/
http://www.adbusters.no/kampanjer.htm
http://www.bnd.nu/index.php
Dia sem compras (Journée sans achat em França)
Buy nothing day
Student Project Video promoting Buy Nothing Day
The Good Consumer