25.11.08

Encontro com Michel Butor ( no dia 28 de Nov. às 18h. no Institut franco-portugais em Lisboa)

Encontros com o escritor e ensaísta francês Michel Butor e leitura de alguns dos seus textos sobre as gravuras de Goya



Michel Butor foi professor de francês (língua estrangeira) em outros países, principalmente no Egipto e professor de filosofia na Escola Internacional de Genebra nos anos 1950. A partir daí, começa sua carreira universitária como professor de literatura, primeiro nos Estados Unidos e depois na França, na Universidade de Nice, e finalmente na Universidade de Genebra até sua aposentadoria em 1991.

Ele é conhecido dos leitores de língua francesa como romancista e, sobretudo, como autor da obra La Modification, romance escrito quase que inteiramente na segunda pessoa. Esta imagem do autor é um pouco injusta, na medida em que ele rompeu com a ideia de romance depois de escrever Degrès en 1960 e com a publicação de Mobile em 1962.

Depois de tentativas frustradas de conciliar a forma tradicional do romance com sua vontade de representar o mundo contemporâneo, acaba se ligando ao grupo do Nouveau Roman francês (representado por figuras como Nathalie Sarraute, Alain Robbe-Grillet, Claude Simon. Ele opta por formas experimentais de escrita a partir de Mobile, obra composta de recortes (enciclopédias americanas, descrições de automóveis, artigos de jornal, etc.), numa tentativa de dar conta da assustadora realidade americana.

Esta vontade de experimentar novos meios de representar o mundo a sua volta encontra-se sempre presente em suas obras, quer se trate de narrativas de viagem (Le Génie du lieu - O gênio do lugar), de narrativas de sonhos (Matière de rêves), ou das numerosas colaborações com pintores e artistas contemporâneos (reunidas na série Illustrations).

Michel Butor, após 40 anos, se coloca num espaço mais poético, lírico, em detrimento de uma abordagem mais romanesca. Atualmente ele é um dos escritores vivos de língua francesa mais conhecidos (na Europa, nos EUA, no Japão, na China, na Austrália, etc.), vivendo e trabalhando numa cidade da Haute Savoie.

Texto retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Butor


Lugar: Institut Franco-Portugais Morada:
Avenida Luís Bívar, 91 / 1050-143 Lisboa
Tel: (+351) 21 311 14 00