27.10.08

Segundo Chomsky os Estados Unidos da América têm um sistema de partido único: «The United States Has Essentially a One-Party System»

Numa entrevista concedida à conhecida revista alemã Der Spiegel , Noam Chomsky reconhece que o sistema político existente actualmente nos Estados Unidos da América é caracterizado por ser um sistema de partido único ( «The United States Has Essentially a One-Party System»).

Com efeito, a dado passo da entrevista questionam-no sobre a existência de diferenças entre republicanos e democratas, ao que ele respondeu nos seguintes termos:

«- Claro que há diferenças, mas não são fundamentais. Ninguém deve alimentar ilusões. Os Estados Unidos têm essencialmente um sistema político de partido único e o partido governamental é o partido empresarial.»

Mais adiante, acrescenta:

« - Num certo aspecto, McCain é mais honesto que Obama, pois diz explicitamente que nesta eleição não se trata de escolher temas e opções políticas, mas antes e sobretudo personalidades. Os democratas não são tão honestos.


Para ler o resto da entrevista: aqui