4.10.08

Jazzin’Tondela - 5º festival de jazz Acert (2,3,4 e 5 de Out.)


2 de Out, às 21:45h Auditório 1

CARLOS BARRETTO LOKOMOTIV
Portugal
Não deixe passar a locomotiva e embarque nesta viagem ao sabor de um jazz livre e
aventureiro…


Trabalhar com Mário Delgado ou José Salgueiro tem sido um grande desafio ao senso comum na medida em que, com eles, Carlos Barretto tudo pode experimentar, criando um som único de grande coesão e beleza, alicerçado na cumplicidade, na abertura de espírito e, sobretudo, no trabalho intenso desenvolvido ao longo destes tantos anos.

Tudo isto faz deste trio um dos mais interessantes da actualidade e de Carlos Barretto um vulto incontornável do panorama artístico português, cujo percurso musical foi marcado por uma clara inovação estética, desde o neo-bop até ao jazz europeu dos nossos dias.

A internacionalização crescente da sua actividade artística tem levado a sua música aos mais variados destinos, tanto na Europa como no resto do mundo, sempre com rasgados elogios por parte da crítica especializada.

Foi no início da década de noventa que Carlos Barretto, regressado de Paris – onde decidira dedicar a sua carreira profissional à música improvisada –, iniciou os seus projectos como líder e compositor. Para além de gravar CDs em nome próprio, colaborou com dezenas de artistas conceituados, como Bernardo Sassetti, Carlos Martins, Bob Sands, George Cables, Mário Delgado, entre muitos outros.

Às suas primeiras “Impressões”, em 1994, seguiram-se – sempre a subir! – “Going Up” (1996) e “Suite da Terra” (1998). Em 1999 foi tempo de “Olhar” para, um ano mais tarde, se dar lugar aos “Silêncios”. Quase de um só acorde surgiram “Radio Song” e “Solo Pictórico” (ambos em 2002), que precederam uma viagem de “Lokomotiv” iniciada em 2003.

+ info:
http://www.myspace.com/carlosbarretto



3 Out, às 21:45h Auditório 1

ELFAD, quarteto
Portugal

Uma música vigorosa e única que orquestra uma associação perfeita entre o jazz e as sonoridades mediterrânicas…


Com base na escrita de José Peixoto, que aqui aparece revigorada numa expressão criativa colectiva, este Quarteto pratica uma música aberta, enérgica e subtil.

O antigo guitarrista dos Madredeus – que já trabalhou com diversos nomes de prestígio como Maria João, Janita Salomé, José Mário Branco, Rui Veloso, entre outros – regressa assim ao jazz com um projecto dotado de contornos surpreendentes: este género musical aparece misturado com ressonâncias árabes/andaluzas e um forte sentido do “beat”. É precisamente nessas zonas de fronteira, onde tudo se mistura, dilui, e em que se criam e circulam dialectos vários, que podemos encontrar a expressão final da música deste grupo.

Neste trabalho parecem entretecer-se as linhas da nossa portugalidade musical e cultural, que culminam num projecto de grande impacto, onde se poderá descobrir, talvez, ecos de sons acústicos, eléctricos e electrónicos. Mas como uma nota musical vale por mil palavras, nada melhor do que deixar-se surpreender pelo grande concerto com que o Quarteto nos promete presentear…


+ info:
www.myspace.com/elfad



4 Out., às 21:45h Auditório 1

FREEFLOW
EUA
Espontaneidade, criatividade e liberdade: as palavras de ordem desta revolução jazzística a não perder!

Após uma passagem pelo Tom de Festa em 2002, está de volta o trio cuja música vai beber quer aos mais profundos meandros dos blues, quer à própria essência do jazz, de Duke Ellington a Albert Ayler.

As suas criações resultam de uma forte e notória encruzilhada de ritmos e influências, subindo e descendo com o brilhantismo da criatividade espontânea, alegria e sofrimento. Freeflow é, pois, uma banda que toca livremente dentro de todos os estilos, porque não é limitada por ou para nenhum em específico. Mas não será esta a base da música em geral e do universo jazzístico em particular?

Alex Harding (Saxofone barítono), Chris Dahlgren (Contrabaixo) e Jimmy Weinstein (Bateria) tocam juntos há vários anos. O grupo começou em Nova York, sendo que os seus membros residem actualmente nos Estados Unidos, Alemanha, Itália e Roménia.

Continuando na formação Ahmed Abdullah & Ebonic Tones, Alex Harding trabalha igualmente com nomes sonantes do panorama musical, como Cab Calloway Big Band, Don Byron, Elliott Sharp & Terreplane ou Vanessa Rubin, entre muitos outros artistas. Está também envolvido no projecto de Fela Kuti, do coreógrafo Bill T. Jones, apresentado actualmente no novo espaço cultural 37 Arts, em Nova Iorque. Do seu percurso contam-se colaborações com grandes vultos do jazz, como Greg Osby ou Aretha Franklin.

Também Chris Dahlgren, que toca com Anthony Braxton em quinteto, sexteto, septeto e duo, segue com os seus próprios projectos: Lexicon, um quinteto com G. Ullmann, C. Weidner, A. Aniseggos e E. Schaefer; Johnny La Marama, um trio com K. Kalima e E. Schaefer; e 3-D, com C. Dell, M. DeMartin, Mircea Tiberian e Maria Raducanu.

Jimmy Weinstein dedica-se com energia ao seu Traveling School, um workshop “em viagem” e, recentemente, tocou como sideman nos CDs de Rosario di Rosa, Webindra Quartet e Vertical Quasi Orizontale. Colabora ainda com Satoko Fujii, bem como em projectos do NAM e Ahmed Abdullah's Diaspora. Da sua extensa lista de cúmplices musicais constam ainda Matt Renzi, Ben Monder, Hitch_Hikers, Frank Carlberg, Webindra's Buckminster Fuller Project, Marcello Tonolo's Music on Poetry e Antonio Marangolo's Double Quartet.

Temos, assim, todo o gosto de partilhar este “revival” com o excelente público de Tondela, seis anos após a última actuação do grupo. Por isso, se quiser perceber até onde esta música pode ir, liberte (free) o seu fluxo (flow) e… seja o seu fluxo – Freeflow.


“(…) jazz intenso, o melhor free submerso na trans hipnótica dos blues. Harding provou porque é dos melhores saxofonistas barítonos do jazz actual e Jimmy Weinstein, na bateria, e especialmente o inventivo Chris Dahlgren no contrabaixo, provaram porque são seus companheiros de armas há bastante tempo”.
Pedro Costa, in Revista AllJaZZ

+ info:
http://www.alexharding.net/live/

Ficha Técnica
--------------------------------------------------------------------------------
Alex Harding Saxofone barítono
Chris Dahlgren Contrabaixo
Jimmy Weinstein Bateria





4 Out'08, às 23:30h Bar Novo Ciclo


QUIMERA QUINTETO
Portugal


Para fechar o festival com chave de ouro. Ou não estivéssemos a falar de uma Quimera…


Explorando sempre novos universos sonoros, o Quinteto percorre um vasto repertório, com particular atenção para a obra do compositor argentino Astor Piazzolla e outros autores do século XX.

Ao presenciar a criação deste novo mundo, repleto de novas cores e novos timbres, cada um de nós será tentado a realizar uma viagem interior no mais profundo silêncio, que promete captar o público do primeiro ao último minuto do concerto.

Nascido a partir de uma ideia muito própria acerca do modo como fazer música, o Quimera Quinteto é composto por um núcleo de artistas profissionais que prima pela originalidade da sua formação – Acordeão/Bandoneon, Contrabaixo, Guitarra Clássica/Guitarra Eléctrica, Piano e Violino. Uma panóplia de instrumentos ao serviço de um único projecto musical repleto de uma energia cativante e de um inquestionável carisma.

Com alguns músicos da “casa”, a formação vai fechar esta edição do Jazzin’ Tondela, enchendo o espaço com a capacidade virtuosa dos seus executantes e relembrando, assim, alguns dos mais conhecidos artistas da actualidade.


+ info:
www.myspace.com/quimeraquinteto


Ficha Técnica
--------------------------------------------------------------------------------
Carlos Miguel Violino
Nuno Silva Acordeão/Bandoneon
Rute Simões Piano
Miguel Cardoso Contrabaixo
André Cardoso Guitarra clássica/Guitarra eléctrica