4.10.08

Hoje há Teatro em Óbidos, onde começa também no próximo Domingo a habitual Temporada de Cravo

Hoje, 4 de Outubro, às 21h30, o Auditório Municipal da Casa da Música, em Óbidos, recebe a peça de teatro “Três Máscaras e Um Prólogo”, de José Régio, com encenação de Nuno Nunes e cenografia de Ana Limpinho. A representação está a cargo da Companhia de Teatro Propositário Azul.

A peça põe frente a frente três personagens maiores da história do teatro europeu: Mefistófeles, do mito do Fausto, comprador de almas, que marcou presença nas obras de autores como Marlowe, Goethe, Thomas Mann e Pessoa; Columbina, a criada e enamorada que na Commedia dell’Arte partia corações a criados e patrões; Pierrot, personagem da pantomima que Charles Debureau imortalizou em Paris no séc. XIX, no Théâtre des Funâmbules, e que pintores e poetas representaram ao longo do sec. XX como a imagem da pureza e do amor leal.

Sinopse
José Régio prepara-nos o cenário para reunir estas três personagens: Na antecâmara dum salão onde se festeja uma última noite de carnaval, três mascarados irrompem excitados pelo apelo ao jogo e à sedução a que as máscaras incitam. E o jogo é simples: Pierrot e Mefistófeles disputam o coração de Columbina que espera ser cativada por aquele que melhor exerça a arte de seduzir...
A forma, o sentido e o tom dessa disputa são os ingredientes deste texto, em que o teatro questiona a possibilidade do amor existir enquanto dupla expressão dum modo e dum sentimento. Oscilamos entre duas leituras: «o amor como expressão dum teatro, ou o teatro como expressão do amor?»
Numa sequência hilariante de situações que envolvem e dão corpo a esta disputa, os três actores desafiam as leis da lógica, da razão e do artifício teatral para darem a ver como o amor pode surgir do imprevisto, do momento desacautelado, da fantasia ébria, em que um olhar, um gesto ou uma palavra adquirem o poder de desarmar o coração. Mais, dão a ver ao espectador como o acto teatral pode surgir de quase nada, das pequenas construções de sentido ou da utilização dum objecto, revelando em directo o aparecimento de cada personagem a partir do seu próprio «esqueleto histórico», num prólogo «inventado» e muito divertido.


No domingo começa a Temporada de Cravo, que se prolonga até dia 25. Este ano num formato mais aberto, onde a partir do instrumento musical se convocam outros registos artísticos da época.
Sublinhamos na primeira sessão da temporada a presença da jovem e talentosa atriz Leonor Seixas, em que "O Cravo Convida... a Poesia". Recuperamos, deste modo, o nosso reportório poético do Sec.XVIII que sofreu as benéficas influências do Iluminismo e dos ideais libertários da Revolução Francesa.

Dia 5 de Outubro às 17h
…a Poesia – Serões Culturais Ibéricos

Narração: Jorge Rodrigues
Cravo: Jenny Silvestre
Actriz: Leonor Seixas

Auditório de São Tiago


Dia 11 de Outubro às 21h30

21:30 Programa
…o Violoncelo – A Herança Germânica

Violoncelo: Irene Lima
Cravo: Ana Mafalda Castro

Auditório de São Tiago


Dia 18 de Outubro 21h30
…o Canto – Modinhas e Lundus Luso-Brasileiros

Canto: Ana Leonor Pereira
Cravo: Joana Bagulho

Auditório de São Tiago


Dia 25 de Outubro 21h30
…a Ópera – A Ópera italiana – La Serva Padrona de G. B. Pergolesi

Direcção musical: António Carrilho
Encenação: Jorge Rodrigues
Figurinos e make-up: Nuno Esteves
Elenco:
Serpina: Ana Luísa Cardoso, soprano
Uberto: José Corvelo, barítono
Vespone: Nuno Esteves / Jorge Rodrigues
Orquestra:
Denys Stetsenko: violino barroco
Raquel Cravino: violino barroco
Lúcio Studer: viola barroca
Edoardo Sbaffi: violoncelo barroco
Marta Vicente: contrabaixo barroco
Jenny Silvestre: cravo

Auditório Municipal da Casa da Música


http://www.cm-obidos.pt/