10.9.08

Siné Hebdo – o novo jornal satírico de orientação libertária, lançado hoje por Siné em França, teve a sua edição de 150.000 exemplares esgotada

Foi lançado esta 4ªfeira em França um jornal satírico de orientação libertária, Siné Hebdo, com uma primeira edição de 150.000 exemplares que rapidamente se esgotaram no primeiro dia do seu lançamento.

Siné Hebdo , que leva o nome do seu fundador, é criado por um dos grandes desenhadores franceses, assumidamente anarquista, anti-sionista, pacifista, não-violento e representante do espírito de Maio de 68.


Recorde-se que Siné foi despedido em Junho último de uma outra publicação satírica, Charlie Hebdo, por motivos declaradamente políticos que se prendem com a posição de Siné contra o Sionismo de Israel e a sua atitude crítica face ao actual Presidente francês. O pretexto próximo para o despedimento terá sido um desenho de Siné em que se pretendia relacionar a rápida ascenção social de Jean Sarkozy, filho do actual Presidente francês, com o facto daquele se ter convertido supostamente à religião judaica.


A nova publicação, que conta entre os seus colaboradores com nomes como Bedos, Alévêque, Delépine, Gaccio, Berroyer, Geluck, Mix & Remix, Tardi ou Vuillemin, tem 16 páginas a cores, formato tablóide, e anuncia--se como uma revista "de humor, libertária e mal-educada", que não "respeitará ninguém nem terá nenhum tabu".





Lembrar-se-ão do dia 10 de Setembro