9.9.08

Reunião de preparação para a Caminhada pelo Decrescimento a realizar em Portugal no próximo ano (dia 13 Set. às 16h no jardim da Gulbenkian, Lisboa)

POR UMA VIDA SIMPLES E SOLIDÁRIA

Se te interessa a questão do actual crescimento insustentável, e estás disposto a participar numa Caminhada pelo Decrescimento em Portugal, a realizar no próximo ano, aparece e envolve-te.

Caminhar começa sempre com um passo à frente do outro!

Este é um movimento de pessoas conscientes e preocupadas com o futuro do planeta.



Criou-se entretanto um grupo de discussão para a organização que está aberto a todos - para se tornar membro vá a:
http://groups.yahoo.com/group/caminhadapelodecrescimento/



A sobreprodução de todo o género de objectos de consumo fútil transformou-nos de cidadãos em consumidores. Tendo em conta que todo este frenesim consumista se baseia no petróleo barato e na sobreexploração dos recursos terrestres finitos, que futuro contamos deixar aos nossos filhos?

Debater e reflectir, experimentando uma forma de viajar simples mas rica em calor humano, tentando abranger todos por onde vamos passando, foi o que nos levou a tentar organizar uma caminhada pelo decrescimento em Portugal.





O que é o decrescimento?


A contestação do crescimento económico é um fundamento da ecologia política. Não é possível um crescimento infinito num planeta finito. Muito incómoda, pois entra em ruptura radical com o nosso desenvolvimento actual, esta crítica foi rapidamente abandonada por conceitos mais suaves, como o “desenvolvimento sustentável “. No entanto, racionalmente, não existem outra vias pelas quais os países ricos (20%) da população planetária e 80% do consumo dos recursos naturais) que de reduzir a sua produção e o seu consumo de forma a “decrescer”.
Bruno Clémentin e Vincent Cheynet

O crescimento pelo crescimento torna-se o objetivo primordial, senão o único da vida, na sociedade capitalista, o que acarreta uma degradação progressiva do ambiente e dos recursos globais. Vivemos, atualmente, às vésperas de catástrofes previsíveis.
Serge Latouche

O decrescimento é um slogan. É tambem um conceito que nos obriga a todos a tomar consciência dos limites fisicos do planeta aos quais nós nos confrontamos. Ele obriga-nos a pôr em causa a nossa noção de conforto, de necessidade.
O decrescimento não é uma ideologia, é uma necessidade absoluta (...).
Mas o decrescimento não se limita aos aspectos ecológicos (...).
O decrescimento não será o «retorno à luz da vela» (...).
O decrescimento é também ir contra, desde hoje, ao sistema capitalista, industrial e espectacular. É um grão de areia na engrenagem da mega- máquina. (...)
Grupo Marée Noire


A Ecologia é subversiva porque põe em causa o imaginário capitalista que domina o planeta. Ela recusa o motivo central do capitalismo, segundo o qual o nosso destino é de aumentar sem parar a produção e o consumo. Ela mostra o impacto catastrófico da lógica capitalista sobre o ambiente natural e sobre a vida dos seres humanos.

Cornelius Castoriadis