8.9.08

Cesare Pavese, o poeta da solidão, e um dos maiores escritores da literatura italiana, nasceu há 100 anos


Cesare Pavese (n. 9 de Setembro de 1908, em Santo Stefano Belbo, Cuneo, Itália - m. 27 de Agosto de 1950, em Torino, Itália) , poeta e escritor italiano, foi o autor de um dos mais belos livros jamais escritos - O Ofício de Viver (Il Mestiere di Vivere, 1952) - sob a forma de um diário. Tornou-se ainda conhecido pela sua melancolia angustiada, que o levará ao suicídio.
Passam hoje 100 anos do seu nascimento, o que mais que justifica a sua invocação aqui e agora.
Pavese este preso nas masmorras de Mussolini, pela sua atitude anti-fascista. Depois da prisão Pavese descobre que a mulher que amava se tinha casado, o que o marcará indelevelmente, tornando-o um ser angustiado face à existencia durante o resto da sua vida. Quando termina a II Guerra Mundial, filia-se no PCI.
Foi um profundo conhecedor da literatura anglo-saxónica, tendo sido tradutor de várias obras e autor de uma tese académica sobre Walt Whitman.

A leitura do Ofício de Viver, editada entre nós pela Relógio d'Água, é quase que obrigatória para quem queira conhecer o enigma de um qualquer ser humano. Altamente recomendável, pois.

Consultar:
http://it.wikipedia.org/wiki/Cesare_Pavese

www.centrostudipavese.it/

www.fondazionecesarepavese.it/



Leo Ferré canta L’Uomo Solo ( de Cesare Pavese)




Lugares e vida de Cesare Pavese