11.9.08

Passam hoje 35 anos do golpe militar fascista que derrubou no Chile a democracia e o presidente Salvador Allende

No dia 11 de Setembro de 1973, sob as ordens de Augusto Pinochet, e com a prestimosa ajuda da CIA, os militares chilenos derrubaram o governo democrático do socialista Salvador Allende. O presidente foi morto em circunstâncias não esclarecidas e Pinochet instaurou uma feroz ditadura fascista, com apoio do governo norte-americano e de toda a extrema-direita internacional.

O golpe de Pinochet foi elogiado politicamente pelo governo norte-americano de Richard Nixon, que deu também apoio logístico e cobertura política.

O governo socialista do presidente Allende foi combatido,desde o início, por Washington. Com efeito, poucos dias depois da posse de Salvador Allende, os Estados Unidos lançaram as suas reservas de cobre no mercado mundial, fazendo com que caísse rápida e drasticamente o preço do principal artigo chileno de exportação no mercado mundial. Dessa maneira, tornou-se praticamente impossível o financiamento das reformas sociais anunciadas por Allende. Ele – pediatra, de profissão - só pode assim concretizar uma única reforma a que se tinha pessoalmente comprometido: fazer com que todas as crianças chilenas recebessem gratuitamente meio litro de leite, todos os dias, até completarem oito anos de idade.
Quando passa mais um aniversário do golpe fascista de Pinochet é preciso não só recordar os assassinatos, as perseguições, os desaparecimentos e as torturas de há 35 anos atrás, mas também todas as vítimas da repressão ao longo dos 18 anos de falsa democracia no Chile. Por isso, mais do que acender velas pelos caídos pela repressão da ditadura e da pseudo-democracia, o importante é erguer barricadas contra os poderosos e os exploradores dos povos que ainda dominam o Chile.


http://www.memoriaviva.com/
( Arquivo digital sobre as violações dos direitos humanos durante a ditadura fascista de Pinochet no Chile)




O outro 11 de Setembro: o golpe militar fascista contra o Chile democrático de Salvador Allende

The Other 9/11


Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Parte 6




Tributo a Salvador Allende





Viva Chile! Viva el Pueblo! Vivan los Trabajadores!



Regime militar fascista de Pinochet