11.9.08

Cláudia López, estudante de dança e anarquista chilena, foi assassinada pelas costas há 10 anos pela polícia «democrática» chilena



Cláudia López Benaiges foi uma jovem militante anarquista chilena, estudante do curso de dança da Universidad de Humanismo Cristiano, que há 10 anos atrás, durante um protesto pelo 25º aniversário do golpe fascista de Pinochet, foi assassinada com uma bala pelas costas, disparada pelos Carabineros (Policia) na povoação de La Pincoya em Santiago ( Chile).

Cláudia López tornou-se, entretanto, num símbolo para todo o movimento estudantil chileno, para os jovens das organizações sociais, e ainda para o emergente movimento anarquista chileno. A sua morte demonstra que o actual regime chileno continua a ser dominado na sombra pelas sinistras figuras militares que foram responsáveis pelo golpe de estado de 1973 e todo o cortejo de horrores, perseguições e mortes da história recente do Chile.

Hoje, 10 anos passados do seu assassinato, não há responsáveis nem culpados, o que só mostra que no Chile ainda subsiste a insidiosa impunidade dos repressores de sempre.
Existe um centro social com o nome de Cláudia López na cidade de Penco.


www.geocities.com/claudialopezbenaiges/

A tua dança rebelde perdurará nos nossos corações

Video de um espectáculo de dança de Claudia López





Sobre as lutas sociais no Chile: