1.7.08

O 34º Festival Internacional de Música de Espinho começa hoje



Iniciado em 1964, o Festival de Música de Espinho apresenta este ano quinze concertos, quatro dos quais destinados ao público mais jovem, que decorrerão até 30 de Julho no Auditório local. A Academia de Música de Espinho é a entidade que organiza o Festival, com o apoio da câmara municipal.

O programa deste ano inclui vários intérpretes que nunca actuaram em Portugal,nomeadamente a violinista russa Alina Pogostkina, o Turtle Island Quartet, um grupo de cordas muito próximo do jazz, e o espectáculo da Sinfonia Flamenca, que fechará o Festival. Entre as estreias figuram ainda o Delian Quartet e o violinista Gilles Apap.
André Gomes, da organização do festival, destacou também a actuação do German Brass, considerado um dos melhores grupos de metais da actualidade, do pianista Stephen Kovacevich, do violoncelista Steven Isserlis, do Brad Mehldau Trio e dos Swingle Singers



Orquestra Gulbenkian
Sa Chen piano
Joana Carneiro direcção
2 de Julho, Quarta-feira
22:00


Neste concerto, será solista a pianista chinesa Sa Chen premiada, entre outros, nos concursos Chopin e Van Cliburn. Apesar de jovem, tem já uma assinalável carreira internacional que a tem levado aos quatro cantos do mundo e a tocar com os melhores maestros e as melhores orquestras. Os concertos de Chopin são dos mais importantes do repertório pianístico que, pela sua inspiração, se ouvem com desmedido prazer. A Orquestra Gulbenkian será dirigida pela maestrina Joana Carneiro, portuguesa de nascimento e formação, que já tem uma sólida carreira internacional.
Programa

Zoltán Kodály - Danças de Galanta
Chopin – Concerto para piano e orquestra nº 2 em fá menor, op 21
Chopin – Concerto para piano e orquestra nº1, em mi menor, op 11


Sa Chen - Beethoven Piano Sonata op.110 1st movt





Gilles Apap e Ensemble FIME
4 de Julho, Sexta-feira
22:00

Gilles Apap é controverso, provocador, transgressor, inovador, imprevisível, criativo, anti-star… Parece um concerto com um programa tradicional; - mas que surpresas nos reservará este violinista genial, à vontade em todos os tipos de repertório, em qualquer espaço e com qualquer público? O Ensemble FIME, estreou-se no FIME 07 com o oboista François Leleux. Venha ver, surpreenda-se e, quem sabe, participe… Se quiser conhecer melhor Apap pode fazê-lo num dos muitos vídeos no Youtube.
Programa

Bach – Concerto em mi M BWV
Vivaldi – As Quatro Estações




Turtle Island Quartet
6 de Julho, Domingo
22:00

Formado em 1985, o Turtle Island Quartet é um quarteto de cordas norte-americano que tem no jazz a sua forma de expressão principal. O célebre colectivo vencedor de um Grammy em 2008 apresenta-se ao vivo por todo o mundo trazendo a palco a música de nomes como George Gershwin, Thelonius Monk, Pat Metheny, Bach, Chick Corea, Vivaldi, Beethoven, Paquito D’Rivera, Ravel, Tchaikovsky e Frank Zappa. Uma viagem que promete ser memorável.




Stephen Kovacevich
11 de Julho, Sexta-feira
22:00

Podemos dizer que Stephen Kovacevich é um especialista em Beethoven; neste concerto ouviremos duas sonatas, a op 10 nº 1 da juventude do compositor e a op 110 obra já de plena maturidade e onde Beethoven claramente descola dos cânones do classicismo; as 33 Variações sobre uma valsa de Diabelli op 120 é das suas últimas obras e é uma das obras mais difíceis escritas para piano.
Programa

Beethoven - Sonata op 10 No 1
Beethoven - Sonata op 110
Beethoven – Variações sobre um tema de Diabelli op 120




German Brass
12 de Julho, Sábado
22:00

Com os German Brass estamos perante o mais famoso grupo de metais da actualidade. Todos os seus 10 músicos tocam, ou tocaram, nas mais importantes orquestras alemãs. Neste concerto ouviremos as transcrições de Bach que o grupo imortalizou bem como outros grandes sucessos. Será certamente um concerto exaltante e uma rara oportunidade de ouvir estes músicos.
Programa

Bach/Vivaldi - Concerto em ré M BWV 972 (arr. Matthias Höfs)
Bach - Ich ruf zu Dir, Herr Jesu Christ (arr. Enrique Crespo)
Bach - Tocata e Fuga em ré m (arr. Enrique Crespo)
Beethoven - Adagio Sostenuto da “Sonata ao Luar” (arr. Enrique Crespo)
Johann Strauss - Tritsch-Tratsch Polka (arr. Matthias Höfs)
Liszt - Rapsódia Húngara (arr. Matthias Höfs)
À Volta do Mundo




Orquestra Clássica de Espinho
Alina Pogostkina violino
Pedro Neves direcção
16 de Julho, Quarta-feira
22:00

Alina Pogostkina faz parte da nova geração de violinistas que, nos últimos anos, têm levado a sua arte às salas de concerto de todo o mundo. Com um talento raro, e apesar dos seus 24 anos, já é detentora de vários prémios em concursos internacionais entre os quais o famoso Concurso Sibelius de Helsínquia. Neste espectáculo vai ser tocado o concerto de Brahms, obra fundamental do repertório romântico violinístico. A Orquestra Clássica de Espinho dirigida pelo seu Maestro titular, Pedro Neves, dar-nos-à, certamente, uma inspirada e empenhada sinfonia nº 4 de Schumann.
Programa

Brahms – Concerto para violino e orquestra em Ré M op 77
Schumann – Sinfonia nº 4 em ré m op 120




Steven Isserlis violoncelo
Ana-Maria Vera piano
18 de Julho, Sexta-feira
22:00

Nascido em 1958 e com uma sólida carreira que o levou a tocar em todos os continentes, Stephen Isserlis traz-nos um programa onde mostra toda a sua versatilidade; a solo ou com piano, barroco ou século XX: é essa uma das marcas deste grande músico. No site da Hyperion, a sua editora, podemos ler: "Steven Isserlis é um violoncelista cuja paixão pela música transcende divisões convencionais. Mundialmente aclamado pela sua musicalidade e técnica, tanto se sente em casa atraindo a audiência para o seu círculo de amigos na música de câmara ou em recital, como mergulhando em arquivos históricos para emergir com uma pedra preciosa; ou no palco de concerto com algumas das mais prestigiadas orquestras e maestros".

Programa

Bach - Suite nº 3
Schubert – Sonata Arpeggione
Stravinsky - Russian Maiden's Song
Ravel – 2 Canções Hebraicas
Britten - Sonata




D
elian :: Quartett e François Salque violoncelo
21 de Julho, Segunda-feira
22:00


O Quarteto Delian tem emergido com grande sucesso na cena musical internacional, surgindo no FIME em primeira apresentação no nosso país. O Delian :: apresentará as 4 fantasias de Purcell, raramente tocadas, e o genial quinteto para dois violoncelos de Schubert a que se juntará o reconhecido violoncelista François Salque, naquele que será certamente um excelente concerto.
Programa

Purcell - 4 fantasias transcritas para Quarteto
Mozart – Quarteto em sol M
Schubert – Quinteto de Cordas em dó M D. 956 op. posth. 163




Brad Mehldau Trio
22 de Julho, Terça-feira
22:00


Brad Mehldau é considerado por muitos como um dos melhores pianistas jazz da actualidade, mas são também conhecidas as incursões do norte-americano na música pop (sobretudo com as canções dos Radiohead), que lhe renderam admiração – justificada - por um público cada vez mais abrangente – em reconhecimento da sua polivalência. Neste concerto imperdível apresenta-se em trio com Larry Grenadier, no baixo e Jeff Ballard, na bateria.



The Swingle Singers
26 de Julho, Sábado
22:00


Os Swingle Singers já existem desde 1962 e têm, desde então, um enormíssimo sucesso tanto nas actuações ao vivo como em registos discográficos. É claro que a formação vocal não é actualmente a mesma que ao tempo da fundação mas mantêm a mesma dinâmica e espírito. O repertório, seja erudito, popular, jazz ou outro qualquer, tem sempre versões muito divertidas, cheias de efeitos sonoros e teatralizações que fazem de cada concerto dos Swingle Singers um acontecimento único e inesquecível.



Sinfonia Flamenca
Juan Carmona Grupo e Orquestra Clássica de Espinho
Dominique Debart direcção
30 de Julho, Quarta-feira
22:00

Juan Carmona é sem dúvida um dos guitarristas de flamenco mais criativos da sua geração. Depois de alguns discos de enorme sucesso, o músico nascido em Granada lançou Sinfonia Flamenca (2006), um registo que tem vindo a apresentar por todo o mundo com várias orquestras. Ao septeto de flamenco de Juan Carmona (que inclui um bailarino), junta-se a Orquestra Clássica de Espinho, numa fusão ibérica que certamente encerrará o FIME 2008 de forma surpreendente.


http://www.musica-esp.pt/