15.6.08

A Prova do Real - ciclo de cinema italiano na faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (16 a 28 de Junho)


O Ciclo irá ocorrer de 16 a 28 de Junho na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 16 filmes, 11 dias de projecções, 8 realizadores.
Visconti, Rossellini, De Sica, Antonioni, Pasolini, Fellini, Moretti (e Tay Garnett): o neo-realismo italiano ao centro.

A entrada é livre.

Todas as sessões serão apresentadas por personalidades ligadas ao cinema e à cultura.

Local: Auditório 1 ou 3 (1º ou 5º piso da Torre B)
da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Morada: Av. Berna n. 26 - C Metro: Campo Pequeno / Praça de Espanha
Autocarros: 16, 26, 56 Comboio: Entrecampos


Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Av. de Berna, nº 26-C Torre B, 5.º Piso Gabinete 522 1069-061 Lisboa
Contacto: Tiago Baptista: 934323418
Tel (F.C.S.H.): 217908300 – extensão 1539 E-mail: npci@fcsh.unl.pt
Site: www.nucleodeprogramacaocinematografica.blogspot.com/






Desde 2003 que a Mediateca da FCSH em colaboração com a disciplina de Programação Cinematográfica leccionada pelo Prof. Dr. João Mário Grilo têm vindo a produzir ciclos de cinema em formato de cine-clube que pretendem dar continuidade a um espaço de discussão e de debate com personalidades conceituadas da cinematografia nacional assim como especialistas oriundos das mais diversas áreas do saber.

No seguimento do trabalho de produção elaborado nos últimos cinco anos nos ciclos de cinema Buster Keaton, Yasujiro Ozu, Westerns de John Ford, Sonhos e Visões e Os Filmes da Nossa Casa,a Mediateca da FCSH apresenta este ano o ciclo de cinema A Prova do Real.

Nele se reúnem alguns dos momentos essenciais que marcaram, desde o pós-guerra, o confronto do cinema com a realidade, passada a época de ouro dos estúdios americanos e desfeitas as ilusões humanistas da primeira metade do século XX.

De Visconti a Rossellini, de Fellini a Antonioni, este « cinema do encontro », como lhe chamou Cesare Zavattini, assumiu múltiplas formas e materializou-se em vocabulários formais e dramáticos muito distintos. Apesar disso, porém, permanece constante o que André Bazin designou pelo “primado da representação” sobre as leis e regras da dramaturgia clássica, o que muito bem fica expresso pelo antagonismo entre os dois filmes de abertura deste programa: Obsessão, de Luchino Visconti e The Postman Always Rings Twice, de Tay Garnett, ambos adaptados do mesmo romance de James M. Cain, sendo o primeiro percursor “autorizado” do neo-realismo italiano e o segundo exemplo típico das convenções do estúdio e da sua respectiva dramaturgia.

A influência da proposta italiana na modernidade do cinema foi extrema. Dela – e da coragem dos seus realizadores – derivam todas as “Novas Vagas” que marcaram o início da década de 60 - da França à Alemanha, de Portugal ao Brasil - e cujos efeitos são ainda retumbantes no cinema contemporâneo. Deleuze apelidou-a de “revolução semiótica”, chamando a atenção para o modo como o cinema italiano do pós-guerra materializou um novo tipo de signos (“cristalinos” e não mais “orgânicos”) que possibilitou à arte e à linguagem continuar a falar da vida, depois da barbárie e da pulverização holocáustica dos mitos do progressismo civilizacional. Como Miguel Ângelo – que falava da escultura como a arte de extrair da pedra a estátua que” já lá está” -, também os cineastas italianos procuraram, simplesmente, extrair da vida, os filmes que o próprio real já continha. É um cinema da “revelação” e não da produção; um cinema de combate, que se materializou em filmes únicos e irrepetíveis, chamem-se eles Roma, Cidade Aberta ou O Eclipse, Noites de Cabíria ou Caro Diário, Ladrões de Bicicletas ou Blow-Up.

Como de habitual, será editado um catálogo relativo ao ciclo com as respectivas fichas técnicas, sinopses e ensaios críticos. O Catálogo estará disponível para venda nas sessões do ciclo, assim como as edições publicadas anteriormente.



Programação do Ciclo de Cinema A Prova do Real





• Segunda-feira 16 junho: Sessão dupla

Ossessione, 18:30h, Auditório 1
Realizador:
Luchino Visconti
Ano: 1943
País: Itália
Duração: 140 min.
Cor: P&B
Idioma: Italiano
Legendas: Português
Sessão apresentada por David Santos (Director do Museu do Neo-realismo)

Sinopse:
Giovanna (Clara Calamai), uma jovem e bela mulher, está casada com o velho Giuseppe Bragana (Juan de Landa), o proprietário de um restaurante, que a maltrata e considera praticamente sua escrava.Neste ambiente banal mas sórdido aparece Gino Costa (Massimo Girotti), um jovem vagabundo que se converte no amante da mulher. Cedo compreendem que o único modo de estar juntos é fazendo com que o velho Bragana desapareça...
Links:
Luchino Visconti
Contra campo
Enciclopédia Britânica



The Postman Always Rings Twice, 21:30h, Auditório 1
Realizador:
Tay Garnett
Ano: 1946
País: Estados Unidos da América
Duração: 113 min.
Cor: P&B
Idioma: Inglês
Legendas: Português
Sessão apresentada por João Mário Grilo (Realizador, programador do ciclo)

Sinopse:
No princípio dos anos trinta, um vagabundo, Frank Chambers, arranja emprego num restaurante isolado dirigido por Nick Papadakis e a sua mulher Cora.Não tarda que Frank se sinta atraído pela mulher do patrão, muito mais jovem do que o marido. Eles tornam-se amantes e Frank, levado por Cora, acaba por assassinar Nick num acidente simulado. Os dois amantes são detidos pela polícia mas depois acabam por ser absolvidos. Após um período tempestuoso, Frank e Cora acabam por se casar, mas o final feliz parece longe…

Links:

Film site
Film Affinity
_________________________________________

• Terça-feira 17 de Junho:

Roma, Cittá Aperta, 21:30h Auditório 1
Realizador:
Roberto Rossellini
Ano: 1945
País: Itália
Duração: 100 min.
Cor: P&B
Idioma: Italiano
Legendas: Português
Sessão apresentada por Luís Miguel Oliveira (Crítico de Cinema)

Sinopse:
Roma, 1944. A cidade está ocupada pelos nazis e Giorgio Manfredi, um dos líderes da resistência, é perseguido pela Gestapo.Vai procurar o seu amigo Francesco e pede ajuda a Pina, a noiva deste e ao padre Don Pietro. Este ajuda-o a conseguir uma nova identidade para sair de Roma o mais rapidamente possível e arranja-lhe um lugar para se esconder.No entanto, Manfredi é traído pela sua namorada Marina e é preso pelos nazis...

Links:

Film Referencia


____________________________________

• Quarta-feira 18 junho:

Cronaca di un Amore, 21.30 Auditório 1
Realizador:
Michelangelo Antonioni
Ano: 1950
País: Itália
Duração: 98 min.
Cor: P&B
Idioma: Italiano
Legendas: Português
Sessão apresentada por Fernando Matos Silva (Realizador)

Sinopse:Carloni, um detective de meia-idade, recebe do chefe uma nova missão: investigar o passado de uma jovem e bela rapariga, de nome Paola. O seu marido, um veterano industrial, ao encontrar algumas fotografias da juventude da mulher, começa a suspeitar que esta mantém uma ainda relação com um dos seus antigos namorados…

Links:
Strictly Film School

__________________________________

• Quinta-feira 19 junho:

Stromboli, 22h Auditório 1
Realizador:
Roberto Rossellini
Ano: 1950
País: Itália, Estados Unidos da América
Duração: 107 min.
Cor: P&B
Idioma: Italiano
Legendas: Português
Sessão apresentada por Alberto Seixas Santos (Realizador)

Sinopse:
Na Itália, após o fim da 2ª Guerra Mundial, Karen, uma lituana, casa-se com um pescador, Antonio, para deixar de viver em Farfa, um campo de concentração, pois não conseguiu um visto de emigração para a Argentina. Porém, a vida na aldeia de Antonio, que fica numa ilha no Mediterrâneo aos pés do vulcão Stromboli, é bastante dura. Karen não se consegue acostumar, acabando por entrar em conflito com o marido e a população local.


Links:

Chicago Reader
Wikipedia
Senses of Cinema
_____________________________________

• Sexta-feira 20 junho: Sessão dupla


Ladri Di Bicicletti, 18.30, Auditório 3
Realizador:
Vittorio De Sica
Ano: 1948
País: Itália
Duração: 93 min.
Cor: P&B
Idioma: Italiano
Legendas: Português
Sessão apresentada por António Escudeiro (Realizador)


Sinopse:
Após a segunda grande guerra, com a Itália destruída e com o povo passando toda sorte de necessidades, Antonio Ricci consegue um emprego, nomeadamente o de colar cartazes na rua. Com a ajuda da sua mulher Maria consegue dinheiro para recuperar a bicicleta que se vira forçado a empenhar, pois sem ela ficaria impossibilitado de arranjar trabalho. Quando a bicicleta é roubada, Ricci e o seu filho Bruno embarcam numa busca incansável para recuperá-la.

Links:
Wikipedia
EduSurfa
65 Anos de Cinema



Umberto D., 21h30, Auditório 1
Realizador:
Vittorio De Sica
Ano: 1952
País: Itália
Duração: 91 min.
Cor: P&B
Idioma: Italiano
Legendas: Português
Sessão apresentada por Vasco Câmara (Crítico de Cinema)

Sinopse:Umberto Doménico Ferrari é um aposentado que tenta sobreviver com a sua miserável pensão. Quase imerso na pobreza, vive numa casa alugada e luta para conseguir pagar a renda que a senhoria lhe exige. Os únicos amigos que tem são uma jovem criada e, sobretudo, o seu cão Flike.


Links:CineItalia
Strictly Film School
The New York Film Annex_
_____________________________________

• Sábado 21 junho: Sessão dupla


I Vitelloni, 18h30, Auditório 1
Realizador:
Federico Fellini
Ano: 1953
País: Itália, França
Duração: 107 min.
Cor: P&B
Idioma: Italiano
Legendas: Português
Sessão apresentada por Raquel Freire (Realizadora)



Le Notti di Cabiria, 21.30 Auditório 1
Realizador:
Federico Fellini
Ano: 1957
País: Itália, França
Duração: 110 min.
Cor: P&B
Idioma: Italiano
Legendas: Português
Sessão apresentada por Rui Zink (Escritor)


_________________________________

• Segunda-feira 23 junho:

Viaggio in Italia, 21.30 Auditório 1
Realizador:
Roberto Rossellini
Ano: 1954
País: Itália, França
Duração: 85 min.
Cor: P&B
Idioma: Italiano
Legendas: Português
Sessão apresentada por Catarina Alves Costa (Documentarista)


____________________________________

• Terça-feira 24 de Junho:
La Strada, 21:30h Auditório 1
Realizador:
Federico Fellini
Ano: 1954
País: Itália
Duração: 108 min.
Cor: P&B
Idioma: Italiano
Legendas: Português
Sessão apresentada por Paula Moura Pinheiro (Jornalista)


__________________________________

• Quarta-feira 25 junho:
Mamma Roma, 21:30 Auditório 3
Realizador:
Pier Paolo Pasolini
Ano: 1962
País: Itália
Duração: 106 min.
Cor: P&B
Idioma: Italiano
Legendas: Português
Sessão apresentada por João Botelho (Realizador)


___________________________________

• Quinta-feira 26 junho: Sessão Dupla


L’ Eclisse, 18:30h, Auditório 3
Realizador:
Michelangelo Antonioni
Ano: 1962
País: Itália, França
Duração: 118 min.
Cor: P&B
Idioma: Italiano, Inglês
Legendas: Português
Sessão apresentada por Maria Filomena Molder (Filósofa), com a presença do realizador José Fonseca e Costa (Estagiário no filme)


Blow-Up, 21:30h Auditório 3
Realizador:
Michelangelo Antonioni
Ano: 1966
País: Inglaterra, Itália, Estados Unidos da América
Duração: 111 min.
Cor: Cor
Idioma: Inglês
Legendas: Português
Sessão apresentada por Pedro Sena Nunes (Realizador)


_________________________________

• Sexta-feira 28 junho :
Sessão de encerramento
Amarcord, 18h30, Auditório 1
Realizador:
Federico Fellini
Ano: 1973
País: Itália, França
Duração: 123 min.
Cor: Cor
Idioma: Italiano, Grego
Legendas: Português
Sessão apresentada por Fernando Cascais (Professor Universitário)



Caro Diario, 21.30, Auditório 1
Realizador:
Nanni Moretti
Ano: 1993
País: Itália, França
Duração: 100 min.
Cor: Cor
Idioma: Italiano, Inglês, Mandarim
Legendas: Português
Sessão apresentada por Miguel Valverde (Programador); mesa redonda com Miguel Valverde (Programador), João Mário Grilo (Realizador) , e José Pedro Ribeiro (Director do ICA)


Sinopse:
A vida e opiniões de Nanni Moretti, filmadas por ele mesmo com a sua indiscreta câmara e repartidas em três episódios: «Em meu Vespa», «Ilhas» e «Médicos». No primeiro deles, o cineasta retrata o quotidiano de Roma durante o mês de Agosto, e oferece um novo ponto de vista sobre a capital italiana através do seu percurso de mota. No segundo, visita Gerardo, um amigo que vive há onze anos na ilha de Lipari. Juntos percorrem outras ilhas como Salina, Stromboli, Panarea e Alicudi. No último capítulo, o realizador filma a sua própria quimioterapia e o percurso por hospitais e especialistas incapazes de lhe diagnosticar a causa dos seus males.


Links:
Wikipedia
Film Comment
Wikipedia