12.5.08

Projecção de videos em Castelo de Paiva sobre a região, o rio e as gentes (dia 17 às 21h30)


A Binaural e a Associação Cultural de Nodar apresentam uma selecção de vídeos realizados entre 2006 e 2008 no Centro de Residências Artísticas de Nodar.

Estes vídeos resultam de projectos artísticos desenvolvidos em articulação com o contexto geográfico e/ou sócio-cultural de Nodar, uma pequena aldeia rural situada no vale do Rio Paiva, entre as serras da Gralheira e do Montemuro (distrito de Viseu, Concelho de S. Pedro do Sul).

Desde Março de 2006 que residiram temporariamente em Nodar mais de 40 artistas contemporâneos, portugueses e estrangeiros, os quais desenvolveram projectos artísticos (nas áreas das artes sonoras, visuais e performance) em ligação com as comunidades locais.

Memória colectiva, lendas e mitos, identidade, género e idade, topografia, toponímia, música, património sonoro, paisagem, vegetação, água e fogo, novas e antigas dinâmicas de consumo, artefactos e utensílios, vida e morte, língua, agricultura e pastorícia, foram alguns das realidades que serviram de base para a concepção e realização dos projectos artísticos.

Concertos, workshops, exposições, palestras e projecções de vídeo realizaram-se em diversas aldeias e cidades da região com interesse e participação crescentes.

Filmes a serem projectados:

Contos do Paiva. De Martin Clarke (Reino Unido) e Alicja Rogalska (Polónia). 2007

Diálogos Tácteis. De Xesús Valle (Galiza, Espanha). 2007

Flowlines. De John Grzinich (EUA/Estónia). 2008

Split Pea Soup. De Suzanne Caines (Canadá). 2007

Nodar Fora do Tempo. De Colectivo Fora do Tempo (León, Espanha). 2006


http://www.sosriopaiva.blogspot.com/
http://www.binauralmedia.org/



Junta a sua assinatura

ao grito de alerta pelo Rio Paiva

Assina a petição em defesa do Rio Paiva:


www.petitiononline.com/RioPaiva/petition.html