15.5.08

Festivais de teatro universitário em Lisboa (FATAL) e no Porto (INPUT08) decorrem neste mês de Maio


FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa ( 5 a 31 de Maio)


O FATAL tem por missão promover e divulgar o Teatro Universitário português, garantindo-lhe um lugar de honra na vida cultural portuguesa e destacando Lisboa na rota dos grandes festivais europeus de teatro universitário.
O Teatro Universitário, desenvolvido no âmbito das instituições de Ensino Superior, é, sem dúvida, uma das actividades extracurriculares estudantis de maior significado sócio-cultural e histórico no meio académico português. Não só pela sua notável qualidade e tradição histórica, mas igualmente pelo alto nível de adesão dos estudantes (actores e espectadores) e surpreendente longevidade dos grupos de teatro, alguns com idade muito perto do meio século.
Sendo, claramente, o ex-libris da vida cultural universitária e um expoente artístico da formação humanista como o testemunham os percursos biográficos das mais diversas figuras de proeminência histórica, política e cultural do nosso país, a Universidade de Lisboa tomou a iniciativa de criar, em 1999, uma mostra do teatro académico e integrá-la nos circuitos regulares da vida cultural lisboeta.



PROGRAMAÇÂO


-Apresentação Pública

-13 Noites 13 Peças

-Tertúlias

-Performances

-Conferências

-Workshops

-Masterclasses

-Instalações Urbanas

-Cerimónia de Entrega de Prémios

-Festa FATAL (encerramento do festival)



Vindos de faculdades do Minho, do Porto, de Aveiro, de Coimbra, da Covilhã de Lisboa e de Évora, o Festival conta com 29 grupos de teatro universitário que chegam à capital alfacinha de vários pontos do país e de duas cidades espanholas, Sevilha e Vigo.


Encenadores como Gonçalo Amorim, Pedro Penim, Diogo Bento, Susana Vidal, Pedro Wilson e Ávila Costa estão por trás do palco do FATAL 2008, um verdadeiro laboratório da dramaturgia!

No total, são 21 as peças de grupos de teatro universitário que o FATAL 2008 exibe, de 5 a 31 de Maio: 16 grupos estreiam o seu trabalho no Teatro da Politécnica e 5 utilizam espaços alternativos, entre as suas faculdades e a Casa Conveniente. Os grupos de teatro universitário e de dança prepararam ainda 12 performances que vão animar as ruas e os bares do Bairro Alto.

Para além do teatro dentro de portas, as performances, momentos em que os grupos de teatro e de dança universitários dão asas à sua criatividade, vão dar vida às ruas de Lisboa, e em particular ao Bairro Alto, ao longo de todo o mês de Maio, com 12 espectáculos e 19 exibições.

O FATAL reserva ainda para este ano duas estreias nacionais absolutas: a Revista Fatal, Publicação Anual de Teatro Universitário, que será lançada a 5 de Maio, dia da Apresentação Pública do festival, e o concerto do Coro da Universidade de Lisboa Missa Tiburtina, de Gilles Swayne, na Igreja de São Domingos, no Rossio, nos dias 23 e 30 de Maio.

2 workshops, de Fotografia e Crítica de Teatro, a conferência-debate sobre Teatro e Direito a 7 de Maio na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e as 2 instalações que vão decorar Lisboa ao ar livre, Lx Tek e Zigurate, completam a programação do FATAL 2008, que encerra este ano no Cabaret Maxime com uma Festa e a Entrega dos Prémios FATAL: o Prémio FATAL, o Prémio FATAL – Cidade de Lisboa e o Prémio FATAL do Público, em colaboração com o jornal O Público.

Links úteis:
http://www.fatal2008.ul.pt/

http://www.fatal.ul.pt/

http://fatalnosbastidores.blogs.sapo.pt/





INPUT'08
2º Festival de Teatro Académico da U. do Porto

15 a 25 de Maio
Local: Teatro do Campo Alegre


Programa

Quinta, 15 de Maio
21h30, no Teatro Universitário do Porto
"O Sonho de Uma Noite de Verão"
de William Shakespeare, pelo TUP (UP)

Sábado, 17 de Maio
21h30, no Teatro do Campo Alegre
"A Corda (O Crime Perfeito)"
de Michel Simeão, pelo GTUL (ULusíada)

Domingo, 18 de Maio
21h30, no Teatro do Campo Alegre
"Conflitos"
de Pedro Mendes, pelo GATUÉ (UÉvora)

Terça, 20 de Maio
21h30, no Teatro do Campo Alegre
"Quinto Império"
a partir de Fernando Pessoa, pelo Direito á Cena (FDUP)

Quarta, 21 de Maio
21h30, no Teatro do Campo Alegre
"Última Hora"
de Lara Morgado, pelo X-Acto (FPCEUP)

Quinta, 22 de Maio
21h30, no Teatro do Campo Alegre
"Seis Mulheres Sob Escuta"
de Jaime Rocha, pelo Máscara Solta (FLUP)

Sexta, 23 de Maio
21h30, no Teatro do Campo Alegre
"Falhar"
a partir de Samuel Beckett, pelo S.O.T.A.O (ICBAS)

Sábado, 24 de Maio
21h30, no Teatro do Campo Alegre
"Posso Avançar? Pergunta o Cavalo"
direcção de Cecília Gomez, pelo Teatr'UBI (UBeira Interior)

Domingo, 25 de Maio
21h30, no Teatro do Campo Alegre
"Choque Frontal entre um Automóvel e um Carro"
de A. Branco, pelo Fc-Acto (FC ULisboa)


Teatro do Campo Alegre
Rua das Estrelas, s/n
(+351)226063000
bilheteira@tca-porto.pt

Preçário
4 euros - público em geral
2 euros - estudantes e comunidade UPorto

http://www.input08.blogspot.com/