17.4.08

Na Taberna Subura em Braga recorda-se hoje José Afonso

Todas as Quintas-feiras da terceira semana cada mês, há uma sessão sobre José Afonso ( com música, poesia e tertúlias) na Taberna Subura, em Braga

Hoje, 17 Abril, quinta-feira às 22h.


TABERNA SUBURA
TRAV. RUA FREI CAETANO BRANDÃO, Nº101-A. SÉ – BRAGA
Boa música portuguesa e bons petiscos.
Aberta todos os dias, a partir das 20h e até cerca das 2h.
Música ao vivo e uma guitarra disponível para quem quiser usar. Apareçam!


Contactos
Telefone: 964254144e-mail:
tabernasubura@gmail.com

http://www.tabernasubura.blogspot.com/


SVBVRA, o bairro da boémia em Roma


Para os mais curiosos sobre a origem do nome deste bar, aqui vão algumas informações sobre o SVBVRA

Subura era o nome de um bairro romano (que ainda existe hoje), situado num vale perto do Fórum Romano e da Colina Viminal (Collis Viminalis) e onde viviam sobretudo emigrantes, pobres e prostitutas.

Este era o bairro das lojas, dos mercados e das oficinas dos artífices - uma área com vida, movimento e barulho. Não se pode dizer que fosse uma zona bonita, mas certamente era cheia de vida, energia e mesmo de inspiração.
Para um estranho que decidisse aventurar-se, o Subura podia ser um local perigoso, onde facilmente se era assaltado, razão pela qual principalmente os ricos se mantinham bem afastados deste bairro. Mas isto não quer dizer que o Subura fosse perigoso para todos. Aliás, havia mesmo alguns distintos patrícios que aí viviam - é o caso de Júlio César, que viveu no Subura até se tornar Pontifex Maximus de Roma.

O Subura tinha também um grande mercado, onde os pobres e os escravos encarregues da lida das casas faziam as suas compras. Aqui, havia desde barbeiros e mercadores, a lojas que vendiam vegetais, lã e outros artigos essenciais para a vida diária em Roma. Assim, apesar da atmosfera ser um pouco agreste, havendo mesmo alguns gangs que controlavam algumas ruas, o Subura era decidicamente um bairro cheio de vida e que oferecia muitas emoções.