9.4.08

Conferência de Marjorie Heins sobre o direito dos jovens à livre expressão ( Not in front of the children) na Fac de Letras do Porto (dia 16 de Abril)




CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: NOT IN FRONT OF THE CHILDREN
Free Speech conflicts in the United States today


Por Marjorie Heins (Fundadora e Directora do Free Expression Policy Project (EUA); Professora de Direito, Cultura e Censura)

Conferência sobre o direito dos jovens à livre expressão, e contra a censura e as restrições impostas a pretexto da «defesa» das crianças por ocasião da reedição do livro de Marjorie Heins, «Not in front of the childrens»

A conferência terá lugar no dia 16 de Abril de 2008, às 18h00, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras do Porto.

A entrada é livre.
________________________________________

Programa

18h00 - Abertura
Paula Sequeiros

18h30 - Apresentação da Comunicação
Marjorie Heins

Do Huckleberry Finn até ao Harry Potter, dos filtros para a Internet até ao v-chip, a censura exercida em nome das crianças e dos adolescentes baseia-se frequentemente na suposição que eles devem ser protegidos da informação «indecente» que pode prejudicar o seu desenvolvimento - seja na arte, na literatura, ou num Sítio Web. Mas de que parte esta suposição vem, e será que é verdadeira?

Em Not in Front of the Children, Marjorie Heins explora a história fascinante das leis sobre «indecência» e outras restrições que visam proteger a juventude. Desde o argumento de Platão em favor duma censura rígida, passando pelas leis Vitorianas visando reprimir os pensamentos libidinosos, até às batalhas contemporâneas sobre a educação sexual em escolas públicas e a violência nos media, Heins guia-nos através do que se tornou, e permanece, um terreno minado ideologicamente. Com exemplos fascinantes seleccionados de todo o mundo, sugere que o argumento do «dano para os menores» assenta em bases instáveis.

Há uma necessidade urgente de debate informado, desapaixonado, sobre o conflito percebido entre os direitos dos jovens à livre expressão e o impulso generalizado para os proteger de expressão considerada prejudicial. Not in Front of the Children irá estimular esta conversa de há tanto necessária.
(extraído da sinopse da Editora para o livro)

19h30 - Debate

20h00 – Encerramento


Sobre o Free Expression Policy Project ( a think tank on artistic and intellectual freedom):
http://www.fepproject.org/