18.3.08

Sessão sobre a vida, a obra e a época em que viveu Cesare Pavese ( hoje às 19h. no Instituto Italiano de Lisboa, com entrada livre)


As canções e o jazz dos anos Trinta e Quarenta, adaptadas por instrumentos populares como o acordeão e o clarinete, evocam os locais onde Pavese ambienta os seus romances.

As poesias de Lavorare stanca alternadas com as reflexões de Il Mestiere di vivere e com os últimos versos de Verrà la morte e avrà i tuoi occhi marcam o percurso de um homem que, nos seus versos e nos seus romances, representou as ansiedades e as esperanças de uma atormentada geração.

Participação de
Giorgio Merati – clarinete
Carmelo Torre – acordeão
Carlo Mega – representação e encenação


Sessão hoje, terça-feira, 18 de março de 2008, às 19h.
Local: IIC Lisboa

Entrada livre


Cesare Pavese (Santo Stefano Belbo, 9 de setembro de 1908 — Turim, 27 de agosto de 1950) foi um not´vael escritor e
poeta italiano.

"Cesare Pavese nasceu em Santo Stefano Belbo, nas Langhe (províncea de Cuneo) em 1908, tendo-se mudado ainda em criança para Turim, donde se ausentou sempre apenas durante pouco tempo: passou um ano na prisão em Barcaleone (Reggio Calabria), comprometido por amigos políticos; passou algum tempo em Roma em trabalho para o editor Einaudi, de quem foi um dos mais eficazes conselheiros editoriais; suicidou-se em Turim em 1950. A sua tese de licenciatura foi sobre Walt Whitman e já não era um desconhecido quando em 1936 publicou Lavorare stanca: tinha já publicado e continuaria a publicar estudos sobre literatura norte-americana clássica e contemporânea, reunidos num volume (La letteratura americana e altri saggi) publicado postumamente em 1951. Traduziu Daniel Defoe (Moll Flanders), Dickens, Melville (Moby Dick e Benito Cereno), Joyce (Dedalus), Sinclair Lewis, John dos Passos, Gertrude Stein."


Para mais informação:

http://www.centrostudipavese.it/

http://www.italialibri.net/autori/pavesec.html

http://www.parcoletterario.it/it/autori/pavese.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Cesare_Pavese

http://it.wikipedia.org/wiki/Cesare_Pavese