18.2.08

Acervo documental de Maria de Lourdes Pintasilgo disponível pela internet

Apesar de ser aparentemente uma heresia no Pimenta Negra – mas eu gosto de heterodoxias e imprevistos - quero recordar aqui, por interposta pessoa( por via deste excelente blogue, e da sua autora), a figura forte e envolvente de Maria de Lourdes Pintasilgo cuja vida calou fundo a muitos dos seus conterrâneos, independentemente das nossas crenças e opiniões poderem ser diferentes. E a minha modesta homenagem não podia ser outra que não seja a de dar a palavra à autora do blogue – que tenho vindo a consultar diariamente - , e de que me permito reproduzir um seu post a dar conta da disponibilização na Net de um importante acervo de documentação do arquivo de Maria de Lourdes Pintasilgo:


«Por ela equipei o meu mini com megafone e andei freguesias urbanas e rurais a incitar, com esta voz que Deus me deu e o tabaco aperfeiçoou, o voto numa esperança outra, pura, inteligente, límpida e visionária para Portugal. Foi em 86, era a primeira volta para as Presidenciais. Estive na sede de campanha no dia das eleições. Aplaudi-a por fora e chorei por dentro : discursos dignos provocam-me esse efeito. Uma Senhora, com maiúscula, e não só ali: em toda a sua vida. Até na hora da sua morte, atraiçoada por um ataque cardíaco devido a quem não poderia senão indignar-se e assustar-se com a perspectiva de um santanazeco lopes no governo. Jorge Sampaio vai ter que prestar muitas contas a Nosso Senhor.

Foi a única e última pessoa que me motivou tal comprometimento na vida política deste país (e nenhum partido político o houvera feito ou fez desde aí).

Com a sua derrota - e a cada dia que passa mais o entendo em toda a sua evidência - perdeu Portugal, perdemos todos nós.

Ganhámos todavia um pouco hoje: «mais de 10 mil documentos que retratam a vida de Maria de Lourdes Pintasilgo (...) vão estar disponíveis, a partir de hoje, na internet, (...) podendo ser consultado em
http://www.arquivopintasilgo.pt/MLP/ . O projecto, iniciado ainda em vida de Maria de Lourdes Pintasilgo, estará acessível a todos e não apenas a historiadores e estudiosos - como era seu desejo.» (Público de hoje)

A democracia, a verdadeira democracia directa que se sustenta no respeito pelo livre-arbítrio e pela inteligência dos cidadãos, foi mais do que a sua prática - foi a essência da sua alma.

Bem-haja e até sempre, Senhora Presidente»


(fim da transcrição)