18.1.08

O Fórum Social Mundial de 2008 será descentralizado para permitir a mobilização local

No Fórum Social Mundial de Nairobi de 2007 foi decidido realizar o Fórum Social Mundial seguinte de forma descentralizada e multipolar durante a última semana do presente mês de Janeiro . Para esse efeito foram realizados inúmeros encontros e reuniões nos últimos tempos para a preparação e organização de múltiplas iniciativas e acções a decorrer ao longo da última semana deste mês.

A ideia é permitir uma sensibilização local antes da realização do Fórum Social Mundial de 2009 que já está marcado para ter lugar em Belém, no Brasil.

O ponto alto será o dia da acção global que acontecerá a 26 de Janeiro com manifestações e acções um pouco por todo o mundo, nomeadamente no Brasil, na Índia, etc, a fim de reivindicar alternativas às políticas neo-liberais.

O dia 26 de Janeiro de 2008 será um entrelaçado de histórias de resistência ao modo de vida, modelo económico e formas de opressão dominantes hoje no mundo e também de idéias melhores para um mundo emconstrução. São histórias a serem contadas entre lugares distantes entre si.


No dia 22 de Janeiro estão previstas várias conferências de imprensa com difusão global a dar conta da mobilização social em curso nos múltiplos locais espalhados por todo o planeta:

Durban, South Africa
- Atlanta, USA
- Zurich, Switzerland
- Mumbai, India
- Rome, Italy
- Brussels, Belgium
- Sao Paulo, Brazil
- Rio De Janeiro, Brazil
- Erbil, Iraq (por confirmar))
- Seoul, Korea



Mais info:
www.wfs2008.net


Listagem de acções a serem realizadas em todo o mundo:


Espanha:


EM PORTUGAL:

Em Portugal estão previstas até agora a realização de acções em Penafiel e em Setúbal.


Fórum Social Mundial - Penafiel

http://fsm-penafiel.blogspot.com/



Um conjunto de pessoas e organizações tem reunido para preparar o Dia de Acção Global em Penafiel. Definindo como eixo temático a Pobreza/Globalização, que será desenvolvido por diferentes actores da região, e culminará no dia 26 de Janeiro, tal como no resto do Mundo, com uma diversidade de acções que se apresentam solidárias com milhares de mulheres e homens de todas as idades, organizações, redes, movimentos e sindicatos de todas as partes do planeta, aldeias e regiões, zonas rurais e centros urbanos, povos, culturas e crenças, unidos pela firme convicção que OUTRO MUNDO É POSSÍVEL.

Espaço de cidadania plural e diversificado o Fórum Social não pretende limitar-se a cumprir o papel marginal de consciência contestária das questões regionais e planetárias, afirmando-se antes por ser um projecto de esperança na certeza de que OUTRO MUNDO É POSSÍVEL . Em oposição à globalização do capital propomos a globalização do bem estar, um mundo de paz, solidário, sem fome nem pobreza, com um ambiente equilibrado e saudável que, estamos convictos, é possível e há-de acontecer.

Participemos na sua construção.


PROGRAMA

De 10 a 30 de Janeiro – Exposição de Pintura de Sofia Guimarães no Museu de Arte Sacra

13 de Janeiro (Domingo), às 21:30h, BAR EP na Rua do Paço
Noite de poesia e música com Micaela, Gil e Fernando Soares

15 de Janeiro (Terça-Feira), Biblioteca Municipal de Penafiel
Leitura de Contos para alunos da Escola Básica n.1 de Penafiel

18 de Janeiro (Sexta-feira), 21:30h, BAR do LAGO no Jardim do Sameiro
Noite de poesia e música com Ana Ribeiro, Ana Afonso, Micaela Barbosa e Afonso Leal, com acompanhamento musical de José Ramalho

19 de Janeiro (Sábado), 16:00h, CAFÉ SOCIEDADE na Praça Municipal
Tertúlia sobre a Pobreza com Pd. Mário Oliveira, Zeferino Lopes, Pe. Crespo, Alice Teixeira, Isabel Saro e Cristiano Ribeiro

26 de Janeiro – Dia de mobilização e acção global
10:00h - Jogo de treino de hóquei em patins no Pavilhão Desportivo de Santiago das escolinhas de iniciados.
10:30h – Marcha pela Paz, no Parque da Cidade
A partir das 14:30 e durante toda a tarde – Actuação de grupos de animação pelas ruas centrais da cidade de Penafiel celebrando o dia de Acção Global.
14:30h – Conferência “Educar para a diversidade”, na sede da delegação de Penafiel do Sindicato dos Professores do Norte, com Henrique Mani e Sandra Gaspar, profs e investigadores da Escola Superior de Educação do Porto.
14:30h – Exposições/Debate/Música no Café Cantinho, Largo da Ajuda
- Exposição de trabalhos dos alunos da Escola Básica 1 de Penafiel sobre o tema “Solidariedade”;
- Exposição de trabalhos dos alunos da Escola Secundária 1 de Penafiel sobre o tema “Direitos Humanos”;
- Debate sobre “Os Direitos Humanos” com a presença de um membro da Amnistia Internacional
- Actuação do Grupo de Cavaquinhos de Alpendurada
- Actuação do Grupo JARMUSICA de Novelas
- Canto e dança por alunas da ES1 de Penafiel
15:30h – O “Ioga e a Paz”, no “Health Club” do Edifício Penafiel, Av. José Júlio, com o Prof. Gonçalo Correia
17:00h – Convívio musical na Sala 2 do “Cinemas de Penafiel”, na Av. José Júlio
19:30h – Jantar de convívio no Café Faria, Av. José Júlio
Marcação : 935980401
21:00 h – Projecção de vídeo sobre o “Fórum Social Mundial”, produzido pela Novelartecine, no “Cinemas de Penafiel”, Av. José Júlio
21:30h – DEBATE “A GLOBALIZAÇÃO E A POBREZA”, na sala 2 do “Cinemas de Penafiel”, Av. José Júlio, com os seguintes oradores : Padre Jardim Moreira, Ana Gomes, João Teixeira Lopes, Manuel Carvalho da Silva (não confirmado), Paulo Esperança e Boaventura de Sousa Santos (não confirmado).




Semana de Acção Global - Plataforma em Setúbal


23/1 - Ambiente
10h - Recolha de lixo ( ponto de encontro na Academia Problemática e Obscura, na R. Deputado Henrique Cardos, à Fonte Nova)
14h- execução de peça com o lixo recolhido, na Praça de Bocage
21.30h- Projecção de documentários, na Associação José Afonso, na Rua de Damão (Praça do Brasil).

24/1 - Pobreza, exclusão e desperdício
20h- Jantar de sopa respigada, seguido de documentário "A Respigadora" e exposição "Lixo do Luxo do Lucro", no Espaço Lança – Neocirka, sito na Estrada da Graça, perto da antiga fábrica Vasco da Gama.

25/1 - Guerra
14h- – Acção cénica, sobre a ligação entre o petróleo e a guerra, na Praça de Bocage.
21:30 h- projecção do documentário "A caminho de Guantánamo", seguido de debate, no Teatro de Bolso-TAS

26/1 – Dia de Mobilização e Acção Global
14h– Concentração na Praça de Bocage, com bancas, música e animações.
21:30 h- projecção de documentários e filmes de produçãp local, seguidoade debate sobre formas de intervenção, na Academia Problemática e Obscura, Rua deputado Henrique Cardoso n. os 30-34 ( à Fonte Nova).

Outro mundo é possível

Procurando responder à convocatória lançada pelo Fórum Social Mundial, pretendemos, em conjunto e com a maior abrangência possível da sociedade civil sadina, ser parceiros de um movimento – plataforma, com vista a efectuar, ao longo dos dias 23, 24 e 25, algumas acções, culminando, no próximo dia 26 de Janeiro de 2008, com o "Dia de Mobilização e Acção Global". Uma jornada de reflexão sobre os caminhos que têm vindo a ser trilhados pela globalização neo-liberal e seus efeitos na sociedade em geral e, em Setúbal, em particular.
Como todos sabemos, este esforço reúne o contributo de milhões de mulheres e homens, organizações, redes, movimentos, sindicatos de todo o mundo, independentemente das idades, povos, culturas e crenças, unidos pela convicção que a globalização económica, desprovida de humanidade, é exclusiva e criminosa.
Unem todas estas organizações o comum desejo de se manifestarem, liminarmente, contra a pobreza, contra a fome, contra os desastres ambientais, contra a exploração, contra a exclusão, contra a negação dos direitos humanos e contra a guerra, porquanto são portadoras de sofrimento, pobreza, ingerência, destabilização física e psicológica, bem como a morte.

Plataforma social de Setúbal:
- Associação dos Bombeiros Voluntários de Setúbal

- Associação de Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado

- Associação José Afonso

- Bloco de Esquerda (núcleo de Setúbal)

- Café Experimental – Comércio Justo

- Cáritas Diocesana de Setúbal
- Clube de Campismo de Setúbal

- Espaço Lança – Neocirka

- Juventude Socialista
- Lebres do Sado

- Precários Inflexíveis

- Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL

- Reciclarte

- SOS Racismo

- TAS

- Teatro Estúdio Fonte Nova

- Tribunal do Iraque
Informação: aqui