28.1.08

Festival Entrudanças ( 2 a 4 de Fevereiro em Castro Verde)

Cor, movimento e… dança. Elementos que exprimem a essência deste festival que encontra nos ritmos das diferentes sonoridades, um impulso natural para bailar.

De 2 a 4 de Fevereiro, a vila de Entradas no concelho de Castro Verde recebe a 7.ª edição do Festival Entrudanças, uma iniciativa que faz parte do circuito nacional de festivais de danças de tradição, de componente étnica nacional e internacional.


As duas primeiras edições aconteceram em Évora nos anos de 2000 e 2001 e após dois anos de interregno, passou a realizar-se na vila de Entradas, sendo actualmente parte importante do Carnaval em Castro Verde.

Este ano, o festival volta a dar especial atenção à cultura alentejana e ao envolvimento da comunidade local, constituindo-se como um elemento motivador para os agentes que trabalham na área da tradição. O cante, as violas campaniças, a flauta tamborileiro e o artesanato tradicional, voltam a assinalar esta iniciativa que, durante três dias, levará a animação de um Carnaval diferente pelas ruas de Entradas.

As oficinas de danças, de máscaras e de lã são também parte integrante do Entrudanças 2008 que rodopiará, uma vez mais, ao passo da tradição europeia.


Além das oficinas, o Festival é ainda animado por vários bailes ao longo dos três dias com os grupos Banda Forrozada, Galandum Galundaina, Tanira, Trio Lam e Banda Filarmónica 1º de Janeiro.

Os vários espaços onde decorre o Festival convidam ao encontro e à confraternização. Há documentários, torneios de malha e um trabalho comunitário que começou no início do ano e que agora é parte integrante desta programação.


Consultar:
http://www.pedexumbo.com/minisites/entrudancas08/