6.1.08

Encontro de experiências das lojas sociais em Cantanhede ( em 7 de Janeiro, no Banco de Recursos – Colmeia de Cantanhede)

No primeiro ano de funcionamento o Banco de Recursos de Cantanhede cedeu 40 mil bens

Entre os bens disponibilizados pelo Banco de Recursos, no primeiro ano de funcionamento, contam-se vestuário, calçado, mobiliário, electrodomésticos, brinquedos e material didáctico.

Inaugurado há um ano, exactamente a 6 de Janeiro de 2007, o Banco de Recursos – Colmeia de Cantanhede já disponibilizou, até à data, cerca de 40 mil bens, solidariamente cedidos pela comunidade.

Na próxima segunda-feira, assinalando o primeiro ano de funcionamento, decorre no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede o Encontro de Experiências de Lojas Sociais, que inclui uma visita, pelas 14H30, às instalações do Banco de Recursos, situado na Rua Carlos de Oliveira, Edifício Pátio da Cidade, durante a qual se procederá à entrega simbólica de bens a famílias carenciadas.

Entre os bens disponibilizados no último ano pelo Banco de Recursos contam-se peças de vestuário, calçado, mobiliário, electrodomésticos, brinquedos, material didáctico e outros artigos. Do total, cerca de 14 mil foram entregues directamente a mais de 550 pessoas, tendo sido o restante sido enviado a instituições que as fizeram chegar a famílias e pessoas carenciadas.

A dinamização do Banco de Recursos está, desde o seu início, a cargo de uma equipa de voluntários do Banco de Voluntariado de Cantanhede, supervisionada pelo município, tendo desenvolvido "um trabalho que contribui fortemente para o bem-estar dos sectores da população mais fragilizados".

O objectivo do Banco de Recursos foi "criar uma resposta social inovadora e solidária e surgiu como um complemento da intervenção social do município". Visa "a erradicação da pobreza e da exclusão social, promovendo a cooperação entre entidades e a criação de uma verdadeira cadeia de solidariedade entre a população, no sentido de criar condições que permitam resolver alguns dos problemas sociais existentes no concelho", realça uma nota assinada pelo vereador Paz Cardoso.


www.asbeiras.pt/?area=coimbra&numero=54162&ed=05012008