6.1.08

Ciclo teatral «30 por noite» – os novos projectos teatrais do Porto


Alegremente inspirado no desprezo autárquico por espectáculos a que assistem “duas ou três dezenas de pessoas”, a mostra 30 por Noite resgata da sombra um conjunto de cinco projectos teatrais desenvolvidos por jovens criadores do Porto, boa parte dos quais com idades inferiores a 30 anos.

A escolha recaiu sobre as companhias Estufa, Primeiro Andar, Teatro do Frio, Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando eu Disser e Mau Artista, grupos da cidade que, tendo já nascido no cenário em desagregação do pós-Porto 2001, vêm demonstrando maior (in)consequência artística e uma crescente exigência de profissionalização.

Aos espectáculos somem-se ainda a instalação enigmaticamente intitulada Está Cá Alguém?, debates sobre os objectos artísticos gerados por estas estruturas “alternativas” de produção teatral, e um desopilante concerto de encerramento dos Mimicalkix.

Evocando ao longo de uma semana intensiva o doce prazer de se ser minoritário, 30 por Noite traz para o palco do TeCA aqueles que trabalham para 30 espectadores com o mesmíssimo empenho daqueles que o fazem para uma plateia de 300 ou 3000. As minorias crescem com os processos de criação. Juventude em marcha!


30 Por Noite é um ciclo de programação dedicado a uma geração de fazedores de teatro da cidade do Porto que ainda não estão integrados, por razões diversas, nos circuitos “oficiais” de profissionalização (nem por eles canibalizados!).

Da quase dezena de estruturas mais ou menos informais que circulam na cidade – constituídas por pessoas formadas em diversas escolas –, sobrevivendo à custa de trabalhos temporários, paralelos e instáveis, e que, mesmo assim, produzem espectáculos com regularidade, associamo-nos às que demonstraram alguma originalidade profissional e que mais rápidas foram em corresponder aos nossos impulsos de solidariedade.
Na veleidade de podermos ser parceiro profissional destas estruturas, apresentamos esta intensa semana de actividade, que, se quisermos um rótulo geracional, é o fruto das tentativas de criação de um tecido profissional pós-2001.

Durante uma semana queremos discutir e reflectir sobre a diversidade de percursos, seja ao nível dos próprios métodos de criação e dos objectos artísticos daí resultantes, seja ao nível dos processos de produção e de distribuição de cada uma destas estruturas, revelando as particularidades desta geração que vive ainda sem a segurança, eventualmente corporativa, de um financiamento estável.

O TeCA abre as portas não só aos espectáculos de Teatro como a outras actividades (uma ocupação, um concerto e duas conferências), que legitimem o direito e a inevitabilidade destas práticas minoritárias! 30 Por Noite, ou mesmo menos, a qualquer hora do dia.

Ver o site do Teatro nacional de S.João
http://www.tnsj.pt/


Programa

4 a 12 de Dezembro
terça-feira a domingo
14:00-19:00 (ou até às 24:00, nos dias em que há espectáculos em exibição)
Está Cá Alguém?
Uma ocupação de >> Catarina Felgueiras, Rodrigo Areias, Susete Rebelo
Estreia Absoluta

8 e 9 Dezembro
terça-feira 22:00 quarta-feira 19:00
Sicrano
Uma criação >> Estufa

9 , 10 e 12 Dezembro
quarta-feira 15:00 quinta-feira 11:00 sábado 19:00
Diz que Diz
Uma criação >> Teatro do Frio

9 e 10 Dezembro
quarta-feira 23:00 quinta-feira 22:00
Vertigem
Uma criação >> Primeiro Andar

10 e 11 Dezembro
quinta-feira 19:00 sexta-feira 22:00
Confissões de um Carrasco na Hora de Ir Para a Cama
Uma criação >> Mau Artista

11 e 12 Dezembro
sexta-feira 19:00
sábado 22:00
O Nome das Ruas
Uma criação >> Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser

12 Dezembro
sábado 12:00
Fábricas de Cultura
Uma conferência de >> Joana Oliveira

sábado 15:00
Plenário 30 Por Noite
Uma conversa moderada por >> Tiago Bartolomeu Costa

sábado 24:00
Mimicalkix [Concerto]