31.1.08

Dia Nacional de luta dos estudantes do ensino secundário

No Dia Nacional de Luta dos Estudantes do Ensino Secundário, esta quinta-feira, 31 de Janeiro, realizaram-se várias manifestações, uma das quais em frente à Escola Secundária de Esmoriz, em Ovar. Os estudantes votaram um moção «exigindo um investimento sério da educação, contra o estatuto do aluno não-superior, contra os exames nacionais e por uma avaliação contínua e justa, pela implementação da educação sexual na escolas».
Para além de Ovar, outras manifestações decorreram em Espinho, Estarreja,
Fonte: aqui



Eram pouco mais de uma centena, mas fizeram-se ouvir. Concentrados em frente à Câmara Municipal do Porto, lugar habitualmente escolhido para estas «lutas», os alunos do ensino secundário protestaram contra a actual política da educação. Exigem o fim dos exames nacionais, das aulas de substituição, da privatização das escolas, do estatuto do aluno, a melhoria das condições das escolas e a disciplina de educação sexual. Seguiram depois até às instalações da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), onde voltaram a manifestar-se.

Em Lisboa, estiveram empenhadas no protesto as Secundárias Camões, Padre António Veiria, António Arroio e Gil Vicente, entre outras, e os estudantes concentraram-se no Marquês de Pombal.

Hoje, 31 de Janeiro, era o Dia Nacional de Luta do Ensino Secundário, onde se exigiu «uma educação pública, gratuita e de qualidade» e se defendeu «uma escola democrática».