30.1.08

Apresentação do livro Mágoa das Pedras de Joaquim Castro Caldas no Clube Literário do Porto ( 31 de Janeiro às 18h)


Se há algum sentido na escolha da palavra coragem para adjectivar a poesia ela aplica-se sobretudo a Joaquim Castro Caldas, homem de muitos ofícios que desde sempre e em múltiplas geografias optou por uma vida verdadeiramente livre que se confunde com as palavras que lhe assomam.

Que tenha a forma de livro é esta a regra do jogo. Deste e de outros que distribuía em locais de uma verdadeira deriva experimental que o autor, felino, frequenta. Como ele diz, «escrevo à mão a quem se debruça ainda nas líricas impressas como as árvores curvadas sobre os lagos de água da chuva, marcando o livro com indisciplina, a quem ainda chira atinta, raízes e barro, a quem usa o romantismo para aliviar o tremor dos homens...».

O Clube Literário do Porto fica na
Rua Nova da Alfândega, 22 4050-430 PORTO
Telefone 222 089 228

Joaquim Castro Caldas é um poeta de acção: além de se ser declamador e actor, percorre as escolas do país para animar as aulas com a novidade das palavras.
Lisboeta de nascença, este poeta de 50 anos veio parar ao Porto para fazer uma pequena revolução no espectro das tertúlias de poesia
Na cidade do Porto, no Pinguim Café, o poeta Joaquim Castro Caldas, aproveitou a maré do filme "Clube dos Poetas Mortos" para iniciar em 1990 as suas "2as feiras líricas", encontros informais em que fundamentalmente se lia poesia mas também se faziamm performances e outras maluqueiras´.